Descubra a validade do passaporte brasileiro e como tirar o seu!

por Leticia Sales Fevereiro 20, 2019

Descubra a validade do passaporte brasileiro e como tirar o seu!

A validade do passaporte brasileiro está em dia? Esse documento é obrigatório para viajar ao exterior, mas alguns países da América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia e Colômbia) não exigem a apresentação dele.

Mesmo assim, além de ficar de olho em situações que podem impedir de tirar o seu, é importante atentar ao período de validade para não ter problemas ao viajar.

Para ficar em dia, entenda um pouco mais sobre o processo de emissão do seu passaporte. Confira!

Entenda a validade do passaporte brasileiro

Em 11 de dezembro de 2014, a validade do passaporte brasileiro passou de 5 para 10 anos, mudança que foi implementada pela Polícia Federal com o intuito de facilitar o processo do cidadão que pretende viajar para o exterior.

No entanto, os documentos emitidos antes da mudança ainda seguem a validade de 5 anos, sendo que somente os novos serão válidos por 10 anos. Dessa forma, a alternativa é de tirar um novo para se beneficiar da nova regra.

Veja como fazer o seu passaporte

Tirar o passaporte é o primeiro passo para viajar ao exterior, e é um processo que pode ser feito sem grandes complicações. No entanto, há alguns pontos que merecem atenção. Confira o nosso passo a passo para não ter problemas.

Reúna a documentação

Os documentos para retirar o seu passaporte são:

  • documento de identificação (RG, carteira funcional, CNH, CTPS, caso tenha mudando ao nome é preciso levar a certidão de casamento);

  • CPF (caso conste nos documentos de identificação acima não é necessário);

  • título de eleitor.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

formulário disponível no site da Polícia Federal é bem simples de ser preenchido, pois apenas solicita os seus dados pessoais, número de documentos básicos e informações complementares, como profissão, e-mail e endereço.

Pague a taxa de emissão

A taxa cobrada para emissão do passaporte é de R$ 257, 25 (valor de 2019) e a guia é disponibilizada ao completar o seu formulário. Será necessário levar somente o comprovante de pagamento impresso quando comparecer ao Departamento da PF entregar os documentos.

Leve a documentação ao departamento da Polícia Federal

Após o preenchimento da sua guia, será feito um agendamento em um dos postos da Polícia Federal para que você leve a sua documentação original e o seu protocolo de solicitação. Em caso de renovação, é preciso levar o antigo. Após isso, será feito um novo agendamento com local e data para retirar o seu passaporte.

Veja o que pode impedir a retirada do passaporte

Além de ficar de olho na validade do passaporte brasileiro, é importante ficar atento aos impeditivos. O principal aspecto que impede de emitir esse documento é não estar em dia com a sua documentação, principalmente no que se diz respeito às obrigações eleitorais.

Envolvimento em processos judiciais, dados não correspondentes àqueles que foram apresentados, fotos e imagens duvidosas também barram a retirada do seu passaporte.

Confira algumas curiosidades do passaporte

Existem algumas novidades sobre o passaporte que alguns viajantes ainda não conhecem. A primeira delas é que, com a alteração da validade do passaporte brasileiro de 5 para 10 anos, o documento passou a utilizar criptografia para assinatura digital que é gravada em um chip para garantir a segurança e evitar falsificações.

Outra curiosidade que precisa ser considerada é que a Europa passou a exigir a validade adicional de 3 meses no passaporte a contar da data que o visitante deixar a União Europeia.

Ficar atento à validade do passaporte brasileiro é um dos primeiros cuidados que você deve ter ao planejar e organizar uma viagem. Então, fique de olho em toda a sua documentação para não ter impedimentos e imprevistos em cima da hora.

Depois de tudo em dia com o passaporte é hora de arrumar a mala! Confira as nossas dicas de 7 itens que não podem faltar na sua viagem!




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.