O que é moda sustentável e por que precisamos pensar nela?

por Leticia Sales Agosto 02, 2018

O que é moda sustentável e por que precisamos pensar nela?

Vivemos em um mundo superconsumista. Em toda temporada, tendências são lançadas pela indústria fashion, incentivando as pessoas a adquirirem cada vez mais roupas, acessórios e itens diversos.

Essa prática fez com que, com o decorrer dos anos, muitas pessoas passassem a enxergar a vestimenta como algo descartável. Como consequência, a busca por preços muito baixos e substituição das peças em pouquíssimo tempo. Felizmente, a moda sustentável chegou para transformar a nossa visão e mostrar que esse processo pode ser mais humano e preocupado com o meio ambiente.

Se você adora moda, o que acha de aproveitar o momento e conhecer melhor sobre esse conceito incrível? Neste post, você descobrirá todos os detalhes sobre moda sustentável. Confira!

O que é moda sustentável?

O conceito de sustentabilidade tem sido bastante discutido entre a população e o mercado de consumo. No universo fashion, esse termo ganhou ainda mais notoriedade, já que a indústria têxtil é uma das mais poderosas no mundo inteiro.

moda sustentável surgiu com a proposta de trabalhar com recursos e atividades que não causem danos ao meio ambiente: o chamado eco fashion.

E muito além disso: esse novo conceito busca respeitar não somente a natureza, mas também o ser humano, em todas as etapas de produção. O que isso significa? Além de utilizar materiais orgânicos para confeccionar roupas, as marcas devem prestar atenção nas condições de trabalho dos seus funcionários.

Abaixo, listamos para você alguns exemplos de atividades que fazem parte do sistema de moda sustentável:

  • utilizar matérias-primas menos poluentes e produzidas de maneira sustentável. Bons exemplos disso são o algodão orgânico e a lã ecológica;

  • procurar reduzir os gastos de água e energia ao longo de todo o processo de fabricação;

  • reutilizar os resíduos das produções;

  • proporcionar boas condições de trabalho para toda a equipe da cadeia produtiva.

Quais as vantagens da moda sustentável?

De acordo com a organização não governamental World Wild Life (WWF), somente na fabricação de uma camiseta de algodão, é possível gastar 2.700 litros de água. Ou seja, apesar de ser um dos principais setores que aquecem a economia mundial, a indústria têxtil é também uma das que mais poluem a terra e os oceanos. Assustador!

Então, ao adquirir um item produzido a partir do sistema de moda sustentável, o consumidor colaborará para que essa indústria seja menos nociva de modo geral.

Os produtos fabricados dentro dessa cadeia de produção carregam um “valor agregado”: não causam impactos ao meio ambiente e não são criados a partir do trabalho escravo. Por exemplo, um sapato produzido em couro ecológico tem um valor agregado muito maior do que aquele confeccionado a partir de couro tradicional.

Como aplicar esse conceito no dia a dia?

Agora que você já sabe como funciona e os benefícios da moda sustentável, que tal aprender como levar esse conceito para o seu dia a dia? É mais fácil do que você imagina. Olha só!

Leia as etiquetas

Uma excelente forma de adquirir produtos sustentáveis é começar, desde já, a ler todas as etiquetas. Isso mesmo! Ao cogitar adquirir uma nova roupa, procure saber se há fibras naturais, como o algodão ou o linho ecológico na composição da peça. Os tecidos alternativos também são excelentes para essa finalidade. Esse é o caso dos materiais feitos de garrafas PET ou de bambu.

Conheça as marcas

Algumas das grandes redes de roupas, também chamadas de fast fashion, são mundialmente conhecidas por praticarem o trabalho escravo e utilizarem técnicas que degradam o meio ambiente. Quer fugir dessas empresas? Comece pesquisando bem sobre as marcas que você consome e, se possível, prefira adquirir produtos de marcas menores ou produtores locais.

Compre de forma consciente

Um grande passo para investir no consumo consciente é planejar as suas compras. Você ainda pode evitar o acúmulo de peças, realizando doações ou vendendo alguns itens — em bom estado —para um brechó. Vale a pena!

Viu só? A moda sustentável é um conceito fantástico e que pode ser facilmente aplicado na sua rotina. Faça o teste! E para conhecer mais sobre esse assunto, confira também o nosso post sobre consumo consciente na moda!

 

Happee: acessórios feitos à mão na Índia




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.