COMPRE ONLINE OU POR WHATSAPP (11) 9888-44945

Negócios de impactos socioambientais: como começar a investir?

por Leticia Sales julho 09, 2018

Negócios de impactos socioambientais: como começar a investir?

Não é raro encontrar pessoas que sonham em abrir a sua própria empresa. E muito além disso, o que alguns gestores vêm desejando é investir nos chamados negócios de impacto. Já ouviu falar sobre o tema?

Esses modelos de empreendedorismo têm como objetivo resolver problemas do mundo. Ou seja, é um movimento que chegou para fazer a diferença, abrangendo setores importantes da nossa sociedade, como o meio ambiente. No entanto, alcançar todos os objetivos de um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. 

Para ter sucesso, é essencial entender o segmento em que a sua empresa está inserida, visualizar as necessidades e aproveitar as oportunidades. 

Ficou interessado no assunto? Acompanhe a leitura e descubra como empreender no setor de impactos socioambientais!

Estude bem o mercado

A primeira dica para quem deseja empreender no setor é conhecer a fundo o seu segmento de atuação. Como isso pode ser feito? Mapeando os concorrentes e conhecendo as alternativas que os clientes estão escolhendo para solucionar os seus problemas.

Outra questão importante: faça uma pesquisa de campo e procure saber se o serviço que você pretende oferecer tem boa aceitação no mercado.

Muitas vezes, encontramos soluções e serviços relevantes e diferenciados, mas somente uma pequena parcela da população se interessa pelo assunto. Tenha atenção!

Defina o seu modelo de negócio

Após fazer a pesquisa de mercado, é o momento de definir o seu modelo de negócio. Em geral, as empresas de impactos socioambientais contam com duas figuras: o beneficiário e o cliente.

Por exemplo, imagine que você tem uma marca de cosméticos veganos, que não utiliza nenhum tipo de matéria-prima de origem animal e é livre de componentes sintéticos prejudiciais à saúde. Nesse caso, o cliente é também o beneficiário, já que paga por um produto de baixo impacto na natureza e, ao mesmo tempo, aproveita as suas vantagens.

Existem ainda, alguns modelos de empresas que buscam patrocínio com grandes marcas e companhias, com a finalidade de criar um negócio de impacto. Apesar de ser um caminho fácil, esse não é o mais recomendado pelos especialistas. O ideal é não depender de outras empresas para apoiar a causa do seu negócio.

Para ser considerada uma empresa de impacto socioambiental, é preciso seguir alguns padrões, como:

  • promover a natureza e não poluir;

  • gerar empregos e capacitar os profissionais;

  • pensar de forma coletiva e integrada;

  • ter cultura orgânica dentro da empresa.

Saiba qual problema deseja solucionar

Tenha muito bem definido qual problema você deseja resolver no campo socioambiental. Isso mesmo! Antes de estipular os desafios e metas da empresa, é importante entender profundamente sobre o assunto.

Faça pesquisas, converse com especialistas e, se possível, interaja com beneficiários de serviços similares ao que você pretende oferecer. Independentemente do seu modelo de negócio, procure entender as necessidades do público, mergulhando no problema antes mesmo de encontrar a solução ideal.

Por último, coloque no papel qual a relevância do desafio a ser superado e como a solução definida pelo seu negócio pode fazer a diferença. Vale a pena!

Alinhe a missão com o seu objetivo

É importante que os gestores e empreendedores dos setores de impactos socioambientais tenham muito clara qual será a missão da empresa no segmento de atuação.

Com essa informação definida, toda a equipe terá mais facilidade para direcionar as decisões, criar estratégias de vendas e acompanhar os resultados. Vamos aos exemplos?

Se o seu foco é criar uma marca eco-friendly e que seja acessível para as pessoas de baixa renda, tenha em mente de que o valor dos seus produtos não poderá ser mais alto do que esse público pode pagar.

Não restam dúvidas de que o setor é bastante vasto e promissor para a nossa sociedade. E, com essas informações, você já deve ter notado que, para tomar as melhores decisões, é essencial ter muito preparo e conhecimento no assunto.

Mas fique tranquilo, pois com atenção e planejamento, todos sairão ganhando! Gostou do nosso artigo especial sobre como investir nos negócios de impactos socioambientais? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Happee: acessórios feitos à mão na Índia




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.