Consumo consciente na moda: o que é e como praticar?

por Leticia Sales junho 11, 2018

Consumo consciente na moda: o que é e como praticar?

Você sabe o que é o consumo consciente na moda? Grande parte da população não faz ideia, mas tal indústria é uma das que mais poluem o planeta. Isso mesmo! Em geral, os tecidos utilizados na confecção de roupas levam muitos anos para se decompor.

Para se ter uma ideia, materiais, como o nylon, necessitam de, aproximadamente, 50 anos para a decomposição. Pensando nisso, muitas pessoas adotaram práticas de consumo sustentável, também conhecidas como slow fashion. Ou seja, no dia a dia, esses indivíduos procuram produtos que impactem o mínimo possível o meio ambiente.

Interessou-se pelo assunto? Então, venha conosco e conheça tudo sobre o consumo consciente na moda!

Afinal, o que é consumo consciente na moda?

O conceito de moda sustentável está, cada vez mais, presente entre a população, principalmente, entre aqueles que procuram se manter por dentro das novidades desse segmento.

Essa tendência traz a proposta de modificar os hábitos de compras dos indivíduos, fazendo com que cada pessoa encontre alternativas de consumo que respeitem o meio ambiente em todas as etapas de produção.

Um bom exemplo disso são as marcas que valorizam as condições de trabalho de todos os seus funcionários, investindo, ainda, na confecção de peças com matéria-prima orgânica, como é o caso do algodão.

Isso faz com que, de modo geral, haja muito menos poluição e desperdício de recursos essenciais, como a energia elétrica e a água.

Como essa prática funciona?

Agora, você deve estar se perguntando “como funciona o consumo consciente na moda?”. Bem, no mercado, é possível encontrar uma série de marcas ecologicamente corretas e que investem nessas políticas. Entre as principais práticas, as mais comuns são:

  • utilização de materiais sustentáveis, como linho, lã ecológica, bambu, algodão orgânico e garrafas PET;
  • uso de corantes naturais;
  • reutilização de elementos usados;
  • uso de produtos menos tóxicos.

Além disso, o consumo consciente na moda pode ser adotado pelos próprios consumidores, em pequenas atitudes no dia a dia. Veja algumas delas:

Conhecer melhor as marcas

Antes de adquirir um produto, procure saber se a marca em questão mantém práticas sustentáveis. Muitas vezes, essas empresas disponibilizam essas informações nos próprios sites ou redes sociais.

Desapegar do que não usa mais

Você sabia que há diferentes plataformas que trazem a proposta do brechó para o mundo online? Com isso, será possível pegar aquela peça, que está em bom estado e que você não usa mais, e vendê-la para quem se interessar.

Ficar de olho na etiqueta

Comece a olhar bem as etiquetas das suas roupas e priorize as peças que podem ser recicladas no futuro. Esse é o caso de sandálias de plástico ou, até mesmo, de tecidos fabricados a partir de fibras naturais.

Consertar as roupas

Que tal, a partir de agora, começar a consertar as suas roupas? Com a facilidade que temos para comprar novas peças, acabamos deixando aquela roupa danificada de lado e adquirindo uma nova. No entanto, ao reparar um defeito, conseguimos não somente contribuir para a moda sustentável, mas, inclusive, economizar dinheiro.

Por que o consumo consciente é tão importante?

Como você já deve ter notado, a moda consciente oferece inúmeras vantagens para a nossa sociedade. Isso colabora para que essa tendência venha crescendo em todo o mundo, até mesmo no Brasil. Atualmente, o consumo consciente é o melhor caminho para estimular a construção de um mercado mais ético e humano.

Em resumo, ao adotar essas práticas, nós passamos a nos preocupar não somente com a beleza e o caimento de uma roupa, mas também com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que produziram aquela peça, além do impacto do produto no meio ambiente.

Outro benefício é que esse conceito faz com que as pessoas comprem de modo inteligente — em menor quantidade e maior qualidade. Legal, né?

Gostou da ideia e quer saber como aderir ao movimento? Então, comece dando o primeiro passo e refletindo sobre a necessidade de sempre adquirir novas peças de roupas no seu armário. Essa mudança fará toda a diferença na sua vida!

E agora que você já ficou por dentro da importância do consumo consciente na moda, aproveite a leitura e confira também o nosso artigo sobre a riqueza dos tecidos indianos!

 

Happee: acessórios feitos à mão na Índia




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.