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3 perguntas e respostas sobre negócios de impacto social

por Leticia Sales julho 30, 2018

3 perguntas e respostas sobre negócios de impacto social

Você conhece o conceito dos negócios de impacto social? Na visão de pessoas leigas, esse significado pode acabar sendo confundido com outros tipos de iniciativas que também se preocupam com o tema.

Mas se você, ao contrário disso, se interessa por diversidade cultural e formas inteligentes de fazer a diferença no mundo, está na hora de entender de que maneira esses negócios vêm sendo capazes de atuar de acordo com aspectos socioambientais e, ao mesmo tempo, garantir resultados e lucros.

Vale a pena conferir esse novo modelo que tem se mostrado forte entre os demais empreendimentos, e vem chamando a atenção de investidores. Fique ligado nas informações essenciais fornecidas a seguir sobre negócios de impacto social,

1. O que são negócios de impacto social?

As iniciativas de impacto social positivo consistem em negócios que conseguem ser sustentáveis e lucrativos, ao mesmo tempo em que promovem benefícios para algum aspecto ambiental ou social. Esses empreendimentos podem tomar forma como:

  • associações;

  • fundações;

  • cooperativas;

  • empresas.

Para fazer esse tipo de modelo funcionar de forma correta, é indispensável o acompanhamento, mensuração e avaliação constantes dos aspectos socioambientais impactados por ele.

2. Quais são os mais lucrativos?

Os negócios de impacto social são sempre inovadores e personalizados para a região que pretendem atingir. Os mais lucrativos geralmente são aqueles que conseguem adquirir ferramentas capazes de impactar um maior número de pessoas.

Confira alguns exemplos já existentes a seguir:

  • melhoria na acessibilidade e saneamento de regiões menos favorecidas, próximas aos grandes centros urbanos;

  • união e divulgação de serviços e/ou produtos oferecidos por profissionais autônomos com pouca visibilidade, como artesãos;

  • incentivo a formas ecologicamente corretas de explorar o meio ambiente, como o uso da energia solar;

  • estímulo ao turismo e à geração de renda em comunidades carentes;

  • criação de plataformas que facilitam a busca por produtos e serviços gratuitos na área da saúde;

  • incentivo a formas atualizadas e personalizadas de educação em escolas;

  • geração de oportunidades de capacitação e emprego para residentes de periferias;

3. Por que os negócios de impacto socioambiental precisam de investimento?

Algumas pessoas confundem a atuação das iniciativas de impacto social com a de organizações filantrópicas não lucrativas. É importante perceber que essas últimas costumam ser baseadas em doações. Uma empresa de impacto social precisa gerar sua própria receita.

Partindo desse princípio, não há como não concluir que todo negócio de impacto social precisa de investimento, certo? Afinal, o modelo precisa ser sustentável. Ou seja, ele necessita de um capital para dar o pontapé inicial.

Isso faz com que esses empreendimentos sejam iguais aos negócios tradicionais? Não se deixe enganar! A grande diferença é que uma iniciativa tradicional prioriza o lucro dos acionistas. E essa está longe de ser a proposta das iniciativas de impacto social.

Além de ter como carros-chefe a motivação de promover uma melhoria social e ambiental, essas iniciativas tendem a ter uma aceitação bastante rápida no mercado. É por esse motivo que elas se tornam tão atrativas como opções de investimento.

Com certeza após esta leitura você está bem mais inteirado sobre o tema dos negócios de impacto social, não é mesmo? Continue se atualizando sobre inovações sociais, ambientais e dicas culturais. Assine a newsletter na barra lateral do blog!

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