Turismo social: abrindo portas para o desconhecido

04 Junho, 2018

Turismo social: abrindo portas para o desconhecido

Quem não gosta de viajar? Muitos dizem que essa prática é um dos melhores investimentos que um indivíduo pode fazer na vida. Afinal, quando viajamos, temos a grande oportunidade de conhecer novos lugares, entrar em contato com culturas diferentes e, até mesmo, fortalecer nossa mente e espírito.

Tratando-se de viagens, há uma modalidade não muito conhecida entre a população: o turismo social. Você já ouviu falar nele? Neste caso, além de explorar novas regiões, você terá a chance de realizar atividades que beneficiam diversas pessoas em situações vulneráveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a leitura do nosso post e conheça os diferenciais essa prática!

Entenda o que é turismo social

Além de ser uma das principias ferramentas de desenvolvimento da economia de um país, o turismo oferece uma série de vantagens para os viajantes: mais conhecimento, troca de aprendizados e experiências com pessoas de diferentes regiões. Para a alegria de muitos brasileiros, essa prática vem se tornando cada vez mais acessível e comum entre a população.

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem o chamado turismo social — uma atividade turística com o objetivo de contribuir para a igualdade da sociedade, praticando a solidariedade e auxiliando no desenvolvimento de comunidades locais.

Ou seja, ao planejar uma viagem com esse propósito, você poderá participar de projetos voltados para o acolhimento de pessoas em situações menos favorecidas.

Quer ver só um exemplo? Dentre as ações mais realizadas, podemos citar os turistas que dão aulas de inglês em orfanatos em países como Peru ou África do Sul. Surpreendente!

Saiba como investir nesse estilo de viagem

Conforme vamos conhecendo o turismo social, mais desejamos viver essa experiência. A vantagem é que, caso você tenha interesse em participar desse tipo de atividade, é possível escolher entre os inúmeros campos de atuação disponíveis. Atualmente, as atividades mais realizadas são:

  • ensinar novos idiomas em orfanatos ou demais abrigos;
  • oferecer aulas de informática, matemática, história, biologia, costura, artesanato ou qualquer outro campo do seu domínio;
  • cuidar de crianças, adultos ou idosos vítimas de abusos e violências;
  • participar de projetos de cunho ambiental, cuidando de animais resgatados em parques ecológicos.

Após identificar o segmento com o qual você mais se identifica, é possível buscar por uma organização que trabalhe com turismo social. No Brasil, há muitas instituições que facilitam a viagem de pessoas para localidades remotas. O mais comum é encontrar pacotes com duração que variam entre duas semanas e um ano.

Conheça os destinos mais indicados para essa finalidade

Ficou interessada em investir no turismo social? Ótima notícia! Agora, que tal conhecer melhor os principais destinos para realizar essas viagens tão enriquecedoras? Para facilitar, separamos alguns locais pra lá de interessantes. Olha só:

Índia

Turismo social: abrindo portas para o desconhecido

Não há como negar: a Índia é um país culturalmente rico e incrível! Repleto de um povo bem acolhedor, o destino é indicado para quem deseja conhecer costumes exóticos, místicos e inspiradores. Lá, você poderá realizar trabalhos voltados para a educação infantil: ensinar inglês; prestar serviços de saúde em comunidades carentes ou participar de projetos ambientais.

China

Turismo social: abrindo portas para o desconhecido

Crédito: Global Volunteers

A China é o país mais populoso do mundo. Com mais de 1,5 bilhão de indivíduos, conta com uma beleza especial e, ainda nos dias atuais, mantém as suas tradições milenares. Caso esse seja o seu destino preferido, você poderá trabalhar com atividades educacionais e auxiliar em tarefas financeiras para diversas organizações sociais.

África do Sul

Turismo social: abrindo portas para o desconhecido

Crédito: One World 365

Será que existe uma região com um cenário tão incrível quanto a África do Sul? Difícil! O local é composto por montanhas, florestas e animais únicos. Para praticar o turismo social nesse destino, há a possibilidade de ensinar idiomas ao público infantil ou realizar atividades em uma das inúmeras reservas naturais. Uma experiência e tanto!

Por último, lembre-se: para adotar o turismo social é fundamental viajar com a mente e o coração abertos. Assim, você aproveitará cada minuto dessa experiência da melhor forma possível.

Viu só? O turismo social pode ser uma vivência transformadora na sua vida. Após conhecer mais sobre o tema, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre as razões para você considerar uma viagem para a Ásia!

Happee: acessórios feitos à mão na Índia



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

Guia de tamanhos

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tamanho que deve comprar, pedimos que siga os passos abaixo para medir o seu pé, e então cheque nas tabelas abaixo o tamanho de calçado que corresponde ao comprimento do seu pé em centímetros. 

1. Em pé, coloque uma folha de papel debaixo do seu pé. Desenhe o contorno do seu pé com um lápis, conforme figura. 

2. Com uma régua ou fita métrica, meça o tamanho do seu pé, do calcanhar à ponta dedo mais comprido.

 

   SAPATILHAS
PAÍS TAMANHO

UK/INDIA

6

6.5

7

7.5

8

8.5

 

EUROPA

38

38/39

39

39/40

40

41

 

BRASIL*

36

36.5

37

37.5

38

39

 

EUA

7

7.5

8

8.5

9

9.5

 

CENTÍMETROS (PÉ) 23.8 24.1 24.6 25.1 25.4 25.9

 

   MOJARIS
PAÍS TAMANHO

UK/INDIA

2

3

4

5

6

6.5

 

EUROPA

35

36

37

38

39

40

 

BRASIL*

33

34

35

36

37

38

 

EUA

4

5

6

7

8

9

 

CENTÍMETROS (PÉ) 21,3 22,2 23 23,8 24,6 25,4

 

*Se você está vendo o site em português, a numeração já está convertida para a numeração brasileira.

*Nossas sapatilhas servem confortavelmente. As mojaris, no entanto, são um tipo de calçado naturalmente mais justo, pois de ajustam ao pé conforme o uso. 

*Esta tabela pode variar um pouco da tabela de outras marcas, uma vez que não há padrão internacional para tamanhos de sapatos. 

*Caso você ainda tenha dúvidas em relação ao seu tamanho, envie um e-mail para info@iamhappee.com, e responderemos o mais rápido possível. :)