Guia das estações: como usar lenços e echarpes o ano todo

20 Novembro, 2018

Guia das estações: como usar lenços e echarpes o ano todo

Que os acessórios femininos são excelentes para transformar e complementar o look a gente já sabe. Bolsas, cintos, joias, cachecóis e echarpes são os mais tradicionais. No entanto, uma dúvida frequente entre as mulheres é como usar lenços da maneira correta e deixar a produção ainda mais fashion.

Se você também ainda não sabe como adicionar esse item no visual, pode ficar tranquila! O segredo é investir nas cores adequadas e escolher o melhor tecido, de acordo com o clima e a ocasião. Mas já adiantamos: independentemente da combinação, os lenços podem surgir tanto nos looks de inverno quanto nos de verão. Ou seja, há opções para o ano todo!

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo sobre o assunto. Ao longo do post você encontrará tudo sobre os lenços: como amarrá-los, como usá-los no dia a dia e como investir nos modelos perfeitos para o seu estilo. Acompanhe a leitura e arrase!

Entenda a diferença entre lenço e echarpe

Muito se fala sobre os lenços, mas pouco se sabe sobre a sua origem. Antes de conhecer algumas dicas para adicionar essa peça nos looks, que tal mergulhar um pouco na sua história?

Tudo começou no século XX, quando as camponesas utilizavam a peça para proteger o cabelo contra a poeira da terra e das plantações. Com o passar do tempo, o acessório foi ganhando novos significados. Na década de 1930 a grife Hermès criou sua primeira coleção, composta por um lenço de seda estampado.

Não demorou muito para que o modelo conquistasse o coração das estrelas de Hollywood e, de lá pra cá, o acessório só cresceu em popularidade. Ícones como Carmen Miranda, Audrey Hepburn e Grace Kelly não abriam mão de um pelo lenço, que surgia ao redor da cabeça ou em volta do pescoço.

A verdade é que essa febre nunca saiu de moda. Hoje o item é constantemente utilizado por pessoas que desejam não somente cobrir certas partes do corpo, mas também adicionar uma pitada de estilo nas combinações. E o melhor de tudo: esse acessório é um dos mais versáteis do guarda-roupa, um verdadeiro curinga para os dias de frio severo ou até mesmo durante o verão.

O sucesso é tanto que não é difícil encontrar celebridades utilizado os mais variados modelos de lenço: Sarah Jessica Parker, Kate Middleton e a atriz Giovanna Ewbank são algumas delas. Mas o que muitos não sabem é que nas lojas dá para encontrar diferentes versões da peça, como é o caso dos tradicionais lenços e as echarpes. Mas você sabe a diferença entre elas? Vamos explicar tudo para você!

Lenço

Em geral, os lenços são itens em design quadrado encontrados em diferentes tamanhos. O acessório também é sempre confeccionado a partir de tecidos leves. A seda, o algodão e o cetim são os mais comuns.

Por conta dos seus materiais refrescantes, é mais indicado para os dias quentes, na cidade ou no litoral. Acredite: além de usar a peça no pescoço, é possível amarrá-la na cabeça ou no pulso. Com esse detalhe, a sua produção ficará com um toque especial de estilo e cor.

Echarpe

Ao contrário dos lenços, a echarpe é uma peça com formato retangular e comprimento e largura bem maiores. Ideais para proporcionar um grande volume no pescoço, esses modelos são normalmente fabricados a partir de materiais leves, como o algodão, o crepe, o voile ou o chiffon.

O diferencial é que, assim como acontece com os cachecóis, a echarpe ainda conta com um acabamento adicional: as franjinhas, que são excelentes para quem adora uma produção mais incrementada e elegante.

No entanto, é preciso atenção. Por conta do grande volume, o item é indicado para os dias mais frios e deve ser utilizado somente no pescoço ou nos ombros. A vantagem é que o acessório combina bem com diversas vestimentas, que vão do blazer aos vestidos casuais. Um show!

Como escolher lenços e echarpes que combinam com seu estilo

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas peças, chegou o momento de aprender como escolher o lenço que melhor se encaixa no seu estilo. Antes de começar, é importante saber que, caso a peça seja chamativa demais, ela vai destacar exatamente a parte do corpo onde estiver localizada.

Por exemplo: um lenço supercolorido, amarrado no pescoço, dará mais destaque para o seu colo e rosto. Para facilitar essa tarefa, selecionamos algumas dicas especiais. Olha só!

  • Se você tem o rosto mais redondinho e o pescoço curto, o ideal é não utilizar os modelos de tecidos pesados e volumosos. Deixe as echarpes de lado e prefira os lenços confeccionados em seda, cetim ou algodão fino.

  • Ainda para as mulheres com o rosto redondo: tenha cuidado na hora de amarrar a peça. Para evitar que o acessório crie um volume desnecessário no pescoço, procure deixá-lo mais aberto e com as pontas soltas.

  • Quem tem um rosto e pescoço mais finos não precisa se preocupar. Neste caso, o volume não é um problema e todas as opções são bem-vindas.

  • Ao utilizar o lenço no pescoço ou no colo, prefira investir em outros acessórios discretos. Essa recomendação vale para os brincos e colares.

Cores

Algumas pessoas não se dão contam, mas o lenço é uma peça extremamente poderosa. Com ela, você consegue deixar o look mais sóbrio ou mais descolado. Tudo vai depender do seu estilo e da ocasião.

Um fator determinante para criar esses efeitos é a tonalidade da peça. A influência das cores na moda é intensa e, em qualquer produção, a utilização dos tons certos pode fazer com que o visual fique mais sério, mais alegre ou até mais misterioso. Para apostar na peça perfeita, tenha em mente o tipo de imagem que você deseja transmitir para o mundo. Isso ajudará muito na escolha!

Durante o outono e inverno, é normal que as pessoas usem roupas compostas por tonalidades escuras. Porém, se você estiver achando o look sem graça demais, pode apostar em um lenço colorido para quebrar a monotonia da estação. Os modelos em pink, vermelho, verde, amarelo, laranja e azul são excelentes opções!

No verão, por outro lado, tudo muda. As roupas deixam de ser sóbrias e ganham tonalidades mais vivas e alegres. Para evitar que a produção fique over, o melhor caminho é utilizar lenços neutros ou de cores claras. As peças em branco, preto, azul-marinho e cinza cumprem muito bem essa função.

Estampas

Atualmente, o mercado da moda conta com inúmeras opções de estampas capazes de agradar a todos os gostos. Dentre os modelos mais procurados do momento podemos citar:

  • estampa xadrez: ideal para quem adora uma composição clássica;

  • estampa de animal print: a preferida daquelas apaixonadas por um visual glam e poderoso;

  • étnicas: coloridas e cheias de personalidade. É a pedida certa para deixar o visual mais alegre e despojado;

  • de bolinha ou floral: os dois modelos preferidos das românticas. Essas duas estampas são excelentes para reforçar uma proposta mais feminina e delicada;

  • padronagens geométricas: a escolha certa das meninas modernas. Listras, triângulos e losangos são as figuras que mais surgem nesse tipo de estampa.

Aqui vai uma regra de styling fundamental: se a sua combinação for toda estampada, prefira sempre um lenço liso e vice-versa. Esse cuidado fará com que o resultado fique equilibrado e nada exagerado. Anotado?

Descubra como usar lenços e echarpes nos meses mais quentes do ano

O verão é a época mais alegre do calendário. Durante o período, costumamos investir em roupas mais leves e cheias de cor. Para complementar esse visual, está mais do que liberado usar lenços e echarpes estilosos e que combinem com o seu perfil.

Nos dias mais quentes, muita gente ainda tem medo de apostar nessa ideia, imaginando que o acessório vai esquentar demais o pescoço. Esqueça isso! O produto é um dos mais versáteis do closet e pode ser utilizado de mil e uma maneiras na produção.

Para não errar, o truque é escolher um lenço ou echarpe de tecido natural. Esse é o caso dos modelos em algodão, seda ou cambraia. Eles são bem levinhos e permitem que a pele respire. Assim, você fica mais à vontade para realizar as tarefas do dia a dia.

Selecionamos algumas maneiras bem bacanas para você usar lenço em diversas partes do corpo. Escolha a sua preferida!

No cabelo

Inovar no penteado é sempre bom. Nos dias mais quentes, é muito comum prendemos o cabelo, deixando a nuca em evidência para pegar um ventinho. Dito isso, uma ótima opção é utilizar o lenço nos cabelos presos — basta fazer um coque alto e amarrar a peça ao redor da cabeça, como se fosse uma tiara. Em poucos passos, você terá um visual despojado e extremamente estiloso.

Por outro lado, se você gosta de usar o cabelo mais solto, não há problema! O lenço pode ser usado como uma espécie de faixa, mantendo os fios livres, leves e soltinhos. O resultado será uma aparência feminina e sofisticada.

Na cintura

Outra maneira prática e incrível de utilizar o lenço é amarrando a peça na cintura, como uma forma de substituir os tradicionais cintos. Essa proposta pode surgir em inúmeros visuais, como aqueles produzidos com vestidos, calça ou shorts jeans.

Para que o acessório fique do jeitinho que você gosta, há a possibilidade de dobrá-lo mais de forma mais fina ou mais larga. É uma alternativa excelente para deixar qualquer look básico mais caprichado, estiloso e colorido!

No pulso

Você sabia que o lenço também pode ser usado no pulso? Isso mesmo! Aqui, a nossa recomendação é escolher um modelo pequeno, para que o efeito não fique muito volumoso e exagerado. Os modelos com formato de bandana são ideais para garantir um resultado discreto e delicado.

O primeiro passo é dobrar o tecido em triângulo. Em seguida, vá dobrando a peça para que ela fique em forma de faixa. Lembre-se de dobrar com cuidado para que o material não embole.

Por último, basta amarrar o acessório no pulso dando um nó na parte de trás do punho. Prontinho! De um jeito simples e prático, você terá uma pulseira belíssima para diversificar a produção.

Na bolsa

Sabe aquela bolsa antiga e já esquecida no seu armário? Saiba que existe uma maneira de deixá-la bonita e pronta para ser usada em qualquer ocasião. A alternativa é amarrar um lenço na sua alça. Já considerou essa ideia?

Funciona assim: escolha um lenço bem bonito e que combine com o design e tonalidade da sua bolsa. É importante que a peça seja longa para que o resultado fique legal. Depois, você só precisa ir enrolando o tecido na alça inteira da bolsa, dando um nó do lado para finalizar.

Se preferir, também existe a opção de deixar o lenço amarrado à alça, mas com as pontas soltas. É uma fórmula prática e simples para criar um visual mais elegante e com movimento. Experimente!

No tornozelo

Aqui vai outro truque para quem deseja usar lenços no verão: amarrando a peça no tornozelo. Muitas vezes saímos de casa com shorts, saia ou uma calça mais curtinha e não sabemos o que fazer para dar aquele toque final na produção. Acredite: amarrar o tecido no tornozelo pode ser uma solução incrível!

Para isso, prefira utilizar um lenço menor e mais fininho. Dobre bem a peça e amarre ao redor da perna. Você pode usar qualquer tecido, desde que tenha a ver com o seu estilo e não destoe muito do restante da produção. Também está permitido apostar nas opções neutras, coloridas ou estampadas. Vai ficar lindo!

Lenço aberto

Uma boa alternativa para usar lenços nos dias mais quentes sem sentir qualquer tipo de incômodo é colocá-lo em volta do pescoço, mas aberto. Em outras palavras, você não precisará se preocupar em fazer qualquer amarração, apenas em deixar as suas pontas longas e livres. Com isso, as linhas verticais da peça ajudarão a alongar a sua silhueta e, inclusive, dar aquela disfarçada no quadril. Não é demais?

Como um top

Uma tendência que está com tudo entre as blogueiras e famosas é usar o lenço como se fosse um top ou cropped. Não tem segredo! Para conquistar um efeito legal, você só precisa dobrar o tecido e amarrá-lo ao redor do busto, dando um laço ou nó na parte de trás.

Se desejar, ainda é válido investir em estampas incríveis, como as étnicas, de animal print ou as mais coloridas. Isso deixará o seu visual extremamente sofisticado e com uma pitada tropical. Para contrastar, prefira utilizar calças, shorts ou saias de cintura alta. Hiper fashion!

Saiba como usar lenços e echarpes nos meses mais frios

Nos dias mais frios, os lenços são peças quase que obrigatórias em nossas produções. E pouco importa a sua tonalidade — eles podem surgir nas mais variadas estampas ou cores neutras. Tem para todos os gostos!

A parte boa é que, no inverno, também existem diferentes opções para quem deseja abraçar essa proposta: usando o lenço no pescoço, como terceira peça ou como uma gola falsa. Espia só as nossas sugestões logo a seguir.

Em um visual romântico

Para as românticas de plantão, aqui vai uma sugestão de ouro. Para criar um efeito incrível, prefira sempre um lenço de tecido mais fino e delicado. Depois disso, enrole a peça duas vezes ao redor do pescoço e arremate a produção fazendo um laço. É uma ótima fórmula para ser usada com vestidos ou camisas sociais.

Nos ombros

Uma das maneiras mais clássicas de usar lenços ou echarpe é colocá-los sobre os ombros, cobrindo também o pescoço e parte dos braços, como se fosse um xale.

Para muitas mulheres, essa é a opção mais elegante e sofisticada de utilizar o acessório, e ainda conta com a vantagem de proteger bem o corpo contra as baixas temperaturas.

Caso queira, também existe a possibilidade de adicionar um casaco por cima, mantendo as pontas soltinhas por baixo da peça mais grossa e pesada.

Como uma gola falsa

Com a chegada do inverno, é comum começarmos a procurar peças de roupa capazes de nos manter protegidas do vento gelado. Uma delas são as golas falsas, que podem ser criadas com aqueles lenços de malha.

A técnica se baseia em dar uma ou duas voltas no tecido ao redor do pescoço, criando a impressão de que o acessório é uma extensão da sua blusa, camiseta ou camisa. É uma ótima ideia para quem não sabe o que vestir na meia estação.

Como uma manta

As mais ousadas podem investir em outro truque de styling, que consiste em utilizar o lenço como uma verdadeira manta, jogado sob os ombros e com as pontas presas através do cinto.

A ideia é escolher um lenço de estampa bem legal, como é o caso dos modelos xadrez. Depois, jogue o acessório por cima de um look neutro, que pode ser um all black ou all white.

Não se esqueça também de investir em um cinto bacana para deixar a cintura marcada e proporcionar um efeito feminino para o visual.

Como montar um visual incrível com esses acessórios versáteis

Como podemos ver, não existe uma estação do ano capaz de impedir o uso dos lenços e echarpes. No calor ou no frio, os acessórios são poderosos e conseguem dar um charme a mais até mesmo nas combinações mais simples do dia a dia.

Ainda está sem ideias para adotar essa ideia? Sem problemas! Selecionamos algumas sugestões fantásticas para você usar as peças em diferentes ocasiões — do office look ao cineminha com os amigos.

No office look

Não tem jeito: o ambiente de trabalho exige produções mais sofisticadas e formais. Mas não se preocupe! Até mesmo nestes espaços o lenço e a echarpe são bem-vindos. Veja algumas composições:

  • blazer + camisa + lenço aberto;

  • calça jeans + scarpin + lenço de gola falsa;

  • vestido + sapatilha + lenço;

  • sobretudo + legging + bota + lenço;

  • regata de cetim + calça jeans + sandália + lenço.

Em eventos casuais

Surgiu um evento na agenda e você não sabe o que vestir? Abuse dos lenços ou echarpes! Cinema com os amigos, jantar em família e passeio no parque são algumas das ocasiões que aceitam bem esse tipo de acessório. Para ajudá-la, separamos algumas dicas de produções incríveis:

  • shorts jeans + regata de malha + lenço;

  • legging + t-shirt + jaqueta de couro + lenço;

  • saia midi + tênis + blusa de tricô + gorro + lenço;

  • calça capri + scarpin + blusa de algodão + lenço.

Combinando o lenço com o sapato

Você é apaixonada por estampas? Então, nada mais justo do que combinar um lenço estampado com um calçado que siga o mesmo padrão. Por exemplo: um acessório floral fica incrível com uma sandália de estampa igual ou semelhante.

Agora, se você prefere os modelos lisos, tudo bem! O lenço pode ser uma maneira excelente para levar um pouco de cor aos looks monocromáticos. Imagine só: uma combinação todinha em preto ficaria muito bem com um lenço + sapato amarelo, ou qualquer outra cor da sua preferência. Faça um teste!

Viu, só? Usar lenços e echarpes em uma produção pode ser mais fácil — e versátil — do que você imaginava! Mas, antes de escolher as peças da sua combinação, procure investir somente naqueles itens que realmente se encaixem no seu estilo, combinado? Afinal, o conforto deve vir sempre em primeiro lugar!

Jamais utilize peças que a deixem desconfortável com o seu corpo ou que prejudiquem a realização de qualquer tarefa. Seguindo essas dicas, você ficará com o look sempre impecável e, principalmente, se sentirá muito bem em qualquer ocasião. Vale a pena!

E aí, o que achou deste conteúdo que ensina a usar lenços e echarpes o ano todo? Aproveite o momento e confira também os produtos incríveis do nosso site!

Criada em 2015, a Happee é uma marca e loja virtual que trabalha com bolsas, lenços e calçados fabricados diretamente na Índia. Nosso objetivo é oferecer produtos bonitos, de qualidade e que proporcionem salários justos aos artesãos rurais, ajudando os indianos a saírem da pobreza com respeito e dignidade.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

Guia de tamanhos

ROUPAS:

Nossas roupas possuem modelagem mais larguinha, para você se sentir livre e confortável em todos os momentos.

Caso deseje tirar a dúvida, pegue uma fita métrica e meça o seu corpo nos pontos mencionados abaixos. 

*Busto: Passe a fita métrica no ponto mais alto do busto, na altura dos mamilos. 

*Cintura: Meça a parte mais fina da sua cintura, geralmente na altura do umbigo.

*Quadril: A parte mais larga do seu quadril.

De acordo com as suas medidas, confira qual o tamanho ideal para você:

VESTIDOS

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 90CM

91 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 108 CM

LARGURA ABAIXO DO BUSTO

ATÉ 74CM

75 – 80 CM

81 – 86 CM

87 – 92 CM

ABERTURA DA MANGA

25 CM

26 CM

27 CM

28 CM

*Nossos vestidos são bem soltinhos na cintura e no quadril, então as únicas medidas relevantes são a do busto e logo abaixo do busto. 

 

MEDIDAS BATA HAPPEE

MODELO: PRETA COM PAVÃO NO OMBRO

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 95CM

96 – 101 CM

102 – 106 CM

107 – 113 CM

CINTURA

ATÉ 95CM

96 – 101 CM

102 – 106 CM

107 – 113 CM

QUADRIL

ATÉ 98 CM

99 – 105 CM

106 – 112CM

113 – 120 CM

COMPRIMENTO COSTAS

57

60

63

66

 

 

MEDIDAS BLUSAS MANGA CURTA

MODELO: PRETA COM BOLSO ESPELHOS OU AZUL MARINHO PAVÃO BORDADO

 

P

M

G

GG

BUSTO

91 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 107 CM

108 – 113 CM

CINTURA

91 – 95 CM

96 – 100 CM

101 – 104 CM

105 – 108 CM

QUADRIL

ATÉ 105 CM

106 – 110 CM

111 – 115 CM

116 – 120 CM

COMPRIMENTO

57

59

62

64

 

 

MEDIDAS BLUSA MANGA ¾:

MODELOS: PRETA COM DETALHE DECOTE e AZUL MARINHO MANGA ESPELHOS

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 89CM

90 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 109CM

CINTURA

ATÉ 82 CM

83 – 88 CM

89 – 96 CM

97 – 103 CM

QUADRIL

ATÉ 96 CM

97 – 104 CM

105 – 111 CM

112 – 120 CM

COMPRIMENTO

64

66

69

71

 

MEDIDAS PANTALONA

 

P

M

G

GG

TAMANHO EQUIVALENTE

36-38

38-40

40-42

44-46

 *Nossas pantalonas são super larguinhas, com elástico na cintura para se moldar a vários tipos de corpo, então as medidas são flexíveis. Porém, para que possa se guiar, baseie-se nos tamanhos que você usa de outros tipos de calça.

 

CALÇADOS:

Nossos calçados já estão adaptados aos tamanhos e pés brasileiros, então basta selecionar o seu tamanho ;) 

 

 

*Caso você ainda tenha dúvidas em relação ao seu tamanho, envie um e-mail para info@iamhappee.com, e responderemos o mais rápido possível. :)