Condições de trabalho na Índia: qual o panorama atual?

08 Setembro, 2018 2 Comentários

Condições de trabalho na Índia: qual o panorama atual?

Já imaginou trabalhar ou estudar em território indiano? Atualmente, muitos jovens e profissionais recém-formados planejam se aventurar e viver experiências valiosas e transformadoras no país asiático. Mas antes de cogitar essa ideia, é importante conhecer a fundo as condições de trabalho na Índia.

Considerado um dos mais populosos do mundo, o local costuma atrair os nossos olhos para a sua cultura e gastronomia. No entanto, quem está pensando em se mudar para a Índia deve ponderar outros aspectos primordiais relacionados ao emprego, como qualidade de trabalho e salário mínimo.

Se interessou pelo tema? No post de hoje, contaremos tudo o que você precisa saber antes de fazer as malas. Siga a leitura!

Qual é o salário mínimo?

Apesar das suas belezas exóticas, a Índia é conhecida no mundo inteiro pelo seu mercado de trabalho — que, geralmente, apresenta condições instáveis e precárias. Isso pode ser notado no próprio salário mínimo: em comparação à média internacional, a remuneração do país é bastante baixa, sendo classificada como uma das menores do globo.

De qualquer modo, se você está planejando se mudar para a região, saiba que o salário varia, dependendo do seu local de moradia. Como exemplo, podemos citar a região de Delhi, que figura como a segunda maior cidade indiana.

Lá, o salário mínimo é mais alto que em outros locais e a remuneração gira em torno de 423 rúpias por dia trabalhado. Isso significa que o indivíduo ganha, aproximadamente, 5,80 dólares diariamente, segundo a cotação de setembro/2018.

Leis trabalhistas

Ao contrário do Brasil, onde há sindicatos e leis trabalhistas, a Índia não conta com nenhuma norma que garanta ao cidadão um benefício além do salário. Férias, vale-transporte, vale-alimentação, bônus e horas extras devem ser acordados diretamente com o empregador, em um contrato prévio e normalizado no ato da contratação.

Antes de assinar o contrato de trabalho, é fundamental ler com atenção todos os tópicos. Isso vale, essencialmente, para os parágrafos que mencionam qual será o seu salário líquido e bruto. Também é interessante observar com cuidado as questões relacionadas às férias — se elas são remuneradas e se existe a possibilidade de cumprir esse período de uma única vez.

Como são os horários de trabalho?

Se você tem o costume de trabalhar de segunda a sexta-feira, é melhor rever os seus conceitos antes de se mudar. Normalmente, as condições de trabalho na Índia não priorizam os fins de semana e a jornada trabalhista acontece de segunda a sábado.

Esse detalhe pode variar conforme o estilo e o porte da empresa, bem como o tipo de serviço que ela oferece para a comunidade. Hospitais, clínicas, postos médicos e outros estabelecimentos emergenciais são alguns dos locais que não contam com fins de semana livres no cronograma.

Ainda é importante ressaltar que, em muitas corporações, o cidadão ganha horas extras, mas não tem permissão para compensá-las durante o fim de semana. Portanto, se você não abre mão dos seus dias de descanso, é melhor ter atenção!

Quais são as melhores profissões?

Um dos principais pilares da economia do país é o comércio internacional. Por essa razão, os setores que mais contratam e melhor remuneram os seus funcionários são o de serviços, o agrícola e o industrial.

Ou seja, se você tem experiência profissional ou acadêmica em alguma dessas áreas, talvez a Índia seja uma boa oportunidade para solidificar a carreira.

Já para quem deseja estudar, o território tem ganhado bastante notoriedade entre os intercambistas de várias partes do mundo — principalmente entre aqueles que procuram um local com baixo custo de vida. Na Índia, você pode investir em um tradicional curso de inglês ou até mesmo aprofundar a sua experiência em um dos programas de voluntariado. Vale a pena!

Mesmo com algumas dificuldades, acredite: o território indiano é repleto de pessoas amáveis e dispostas a ajudar e se comunicar. Se você sonha em conhecer o local, não tenha medo de viver essa experiência de coração aberto!

E então, o que achou das condições de trabalho na Índia? Gostaria de viver algum tempo no país? Deixe um comentário no post!



2 Respostas

Laila
Laila

26 Março, 2019

Eu adorei esse conteúdo e acho que vcs vão gostar também

marinalva
marinalva

14 Março, 2019

ameiii..de verdade gostaria muito de ir participar em algum programa alguem..poderia me dar umas dicas para poder realizar meu sonho de morar..na india..gostaria de saber se tem vaga pra enfermeiras.

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

Guia de tamanhos

ROUPAS:

Nossas roupas possuem modelagem mais larguinha, para você se sentir livre e confortável em todos os momentos.

Caso deseje tirar a dúvida, pegue uma fita métrica e meça o seu corpo nos pontos mencionados abaixos. 

*Busto: Passe a fita métrica no ponto mais alto do busto, na altura dos mamilos. 

*Cintura: Meça a parte mais fina da sua cintura, geralmente na altura do umbigo.

*Quadril: A parte mais larga do seu quadril.

De acordo com as suas medidas, confira qual o tamanho ideal para você:

VESTIDOS

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 90CM

91 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 108 CM

LARGURA ABAIXO DO BUSTO

ATÉ 74CM

75 – 80 CM

81 – 86 CM

87 – 92 CM

ABERTURA DA MANGA

25 CM

26 CM

27 CM

28 CM

*Nossos vestidos são bem soltinhos na cintura e no quadril, então as únicas medidas relevantes são a do busto e logo abaixo do busto. 

 

MEDIDAS BATA HAPPEE

MODELO: PRETA COM PAVÃO NO OMBRO

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 95CM

96 – 101 CM

102 – 106 CM

107 – 113 CM

CINTURA

ATÉ 95CM

96 – 101 CM

102 – 106 CM

107 – 113 CM

QUADRIL

ATÉ 98 CM

99 – 105 CM

106 – 112CM

113 – 120 CM

COMPRIMENTO COSTAS

57

60

63

66

 

 

MEDIDAS BLUSAS MANGA CURTA

MODELO: PRETA COM BOLSO ESPELHOS OU AZUL MARINHO PAVÃO BORDADO

 

P

M

G

GG

BUSTO

91 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 107 CM

108 – 113 CM

CINTURA

91 – 95 CM

96 – 100 CM

101 – 104 CM

105 – 108 CM

QUADRIL

ATÉ 105 CM

106 – 110 CM

111 – 115 CM

116 – 120 CM

COMPRIMENTO

57

59

62

64

 

 

MEDIDAS BLUSA MANGA ¾:

MODELOS: PRETA COM DETALHE DECOTE e AZUL MARINHO MANGA ESPELHOS

 

P

M

G

GG

BUSTO

ATÉ 89CM

90 – 96 CM

97 – 102 CM

103 – 109CM

CINTURA

ATÉ 82 CM

83 – 88 CM

89 – 96 CM

97 – 103 CM

QUADRIL

ATÉ 96 CM

97 – 104 CM

105 – 111 CM

112 – 120 CM

COMPRIMENTO

64

66

69

71

 

MEDIDAS PANTALONA

 

P

M

G

GG

TAMANHO EQUIVALENTE

36-38

38-40

40-42

44-46

 *Nossas pantalonas são super larguinhas, com elástico na cintura para se moldar a vários tipos de corpo, então as medidas são flexíveis. Porém, para que possa se guiar, baseie-se nos tamanhos que você usa de outros tipos de calça.

 

CALÇADOS:

Nossos calçados já estão adaptados aos tamanhos e pés brasileiros, então basta selecionar o seu tamanho ;) 

 

 

*Caso você ainda tenha dúvidas em relação ao seu tamanho, envie um e-mail para info@iamhappee.com, e responderemos o mais rápido possível. :)