4 dicas de como limpar a sapatilha e deixá-la sempre novinha

31 Outubro, 2018

4 dicas de como limpar a sapatilha e deixá-la sempre novinha

Você já se perguntou como limpar sapatilha sem estragar o calçado? Essa provavelmente é uma dúvida recorrente entre as mulheres. E não é para menos: esse modelo, tão prático, versátil e charmoso, é um dos mais buscados pelo público feminino e pode ser usado facilmente em qualquer ocasião.

No entanto, para que o sapato fique sempre bem conservado, limpo e longe do mau cheiro, é fundamental investir na limpeza. Mas nós sabemos que essa nem sempre é uma tarefa simples. Se você não quer estragar ou danificar o produto, o ideal é seguir algumas dicas antes, durante e após a limpeza.

Quer saber mais? Criamos este post com tudo o que você precisa saber para deixar a sua sapatilha com aquele aspecto novinho por muito tempo. Anote as dicas!

1. Retire o excesso de sujeira

Antes começar a limpeza, é importante ter atenção no tipo de material que compõe a sua sapatilha. Em geral, os modelos são fabricados com couro, tecidos ou pele sintética. Não sabe como identificar o couro da pele sintética? Aqui vai uma dica: o couro legítimo é extremamente macio e flexível, enquanto os sintéticos são mais duros e apresentam um odor químico.

Assim que você identificar o material do calçado, é hora de eliminar a sujeira. Para higienizar a parte interna, é possível utilizar um papel higiênico. Com isso, será possível alcançar todos os cantinhos e fazer a limpeza completa e com mais praticidade.

Atenção: jamais utilize uma folha de jornal nessa etapa. Caso contrário, a tinta do papel pode soltar e manchar definitivamente o sapato.

Na parte externa, o uso de uma escova de dentes velha é bem-vindo, desde que o material do calçado seja resistente. Como exemplo, podemos destacar os sapatos confeccionados a partir de tecidos e que não tenham aplicações de lantejoula ou glitter.

Para quem tem uma sapatilha de couro ou camurça, a recomendação é utilizar somente uma flanela limpa e seca. Esses materiais são muito sensíveis e podem sofrer danos com mais facilidade, como desgastes ou arranhões.

2. Retire as palmilhas

Outra dica valiosa para quem deseja saber como limpar sapatilha é: retire e lave bem as palmilhas. Isso mesmo! Durante a higienização, a maioria das pessoas não presta atenção nesse detalhe, mas a palmilha é um dos locais que mais acumula sujeira e odor em um calçado.

Realizar essa tarefa é fácil — você só precisa levantar e puxar a palmilha para fora do calçado. Escove bem a superfície, de ambos os lados, principalmente onde houver manchas.

Se for necessário, recorra a uma dupla infalível: água e sabão. Basta utilizar um recipiente especial, misturar água morna e uma quantidade pequena de detergente neutro ou sabão para lavar roupas. Assim que a mistura ficar homogênea, molhe a escova no líquido e aplique levemente na palmilha para remover o acúmulo de impurezas.

A palmilha da sua sapatilha não é removível? Sem problemas! Nesse caso, será preciso lavá-las à mão, dentro do próprio calçado. A escova de dentes ou um limpador exclusivo para essa finalidade também podem ajudar nessa etapa.

3. Lave a sapatilha com água e sabão

Para quem tem sapatilhas em tecido ou plástico, o processo é diferente. Como são mais resistentes, esses materiais permitem o contato direto com a água sem o risco de danos.

Tenha atenção: embora sejam mais fortes, esses materiais não podem, de jeito nenhum, serem higienizados na máquina de lavar. Caso contrário, é provável que a cola do solado se dissolva e o formato e acabamento sejam comprometidos.

Sapatilha de tecido

Para limpar o calçado de pano, você vai precisar de uma escova de dentes, água morna e um sabão líquido — neutro ou suave. Encha um recipiente com todos os ingredientes, mergulhe a escova na mistura e mexa até formar uma espuma. Feito isso, retire o excesso de líquido da escova e esfregue suavemente na superfície do sapato.

Continue realizando esse processo até retirar todas as manchas do tecido. Por fim, lave bem a escova e umedeça as cerdas em água corrente. Em seguida, passe no sapato para eliminar o excesso de sabão do tecido.

Sapatilha de plástico

Limpar uma sapatilha de plástico é mais fácil. O procedimento pode ser feito com álcool ou, até mesmo, com um pedaço de sabão em barra. Funciona assim: com uma flanela, umedeça o material e esfregue a superfície com o auxílio da escova e pouca quantidade de álcool ou sabão.

Se o calçado tiver um acabamento com aplicações, como é o caso das lantejoulas, glitter ou pedras, a dica é substituir a escova por um pano macio e umedecido, esfregando o material suavemente.

4. Deixe as sapatilhas secarem em um local arejado

Conseguiu lavar a sua sapatilha da maneira correta? Ótimo! Agora, chegamos na fase final dessa missão, que é a secagem do calçado. É muito comum encontrar pessoas que colocam o sapato próximo a fontes de calor, como a geladeira ou secador de cabelo. Mas saiba que essa atitude não é nada recomendada e ainda pode deformar a sua sapatilha.

O caminho mais indicado é retirar o excesso de umidade com um pano úmido — independentemente do tipo de material do produto. Para acelerar esse processo, também é válido colocar algumas folhas de papel-toalha (não o papel de jornal) na parte interna do calçado, para que toda a umidade seja absorvida.

Depois disso, é só esperar! Mantenha a sapatilha em um lugar seco, bem arejado e, de preferência, na sombra. Esse cuidado é fundamental para evitar deformações ou desgastes.

Viu só como é fácil? Seguindo esses passos, você fará com que o seu sapato fique sem odores desagradáveis e permaneça com o visual novinho por muito tempo.

Na hora de escolher a sua sapatilha, também é interessante buscar por empresas que produzam os produtos valorizando o trabalho dos artesãos e processos manuais, longe da exploração da mão de obra. Isso garante a compra de um calçado de qualidade e feito com muito amor!

Depois de aprender como limpar sapatilha de um jeito prático e eficaz, que tal compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais? Sua rede de contatos vai adorar receber essas informações!

 



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

Guia de tamanhos

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tamanho que deve comprar, pedimos que siga os passos abaixo para medir o seu pé, e então cheque nas tabelas abaixo o tamanho de calçado que corresponde ao comprimento do seu pé em centímetros. 

1. Em pé, coloque uma folha de papel debaixo do seu pé. Desenhe o contorno do seu pé com um lápis, conforme figura. 

2. Com uma régua ou fita métrica, meça o tamanho do seu pé, do calcanhar à ponta dedo mais comprido.

 

   SAPATILHAS
PAÍS TAMANHO

UK/INDIA

6

6.5

7

7.5

8

8.5

 

EUROPA

38

38/39

39

39/40

40

41

 

BRASIL*

36

36.5

37

37.5

38

39

 

EUA

7

7.5

8

8.5

9

9.5

 

CENTÍMETROS (PÉ) 23.8 24.1 24.6 25.1 25.4 25.9

 

   MOJARIS
PAÍS TAMANHO

UK/INDIA

2

3

4

5

6

6.5

 

EUROPA

35

36

37

38

39

40

 

BRASIL*

33

34

35

36

37

38

 

EUA

4

5

6

7

8

9

 

CENTÍMETROS (PÉ) 21,3 22,2 23 23,8 24,6 25,4

 

*Se você está vendo o site em português, a numeração já está convertida para a numeração brasileira.

*Nossas sapatilhas servem confortavelmente. As mojaris, no entanto, são um tipo de calçado naturalmente mais justo, pois de ajustam ao pé conforme o uso. 

*Esta tabela pode variar um pouco da tabela de outras marcas, uma vez que não há padrão internacional para tamanhos de sapatos. 

*Caso você ainda tenha dúvidas em relação ao seu tamanho, envie um e-mail para info@iamhappee.com, e responderemos o mais rápido possível. :)