O Que é Tie Dye – Conheça Essa Técnica Milenar de Estamparia

por Leticia Sales julho 14, 2020

O Que é Tie Dye – Conheça Essa Técnica Milenar de Estamparia

O tie dye é uma técnica milenar de estamparia, popular em países como Índia, Indonésia, Japão, e popularizado pelo movimento hippie dos Estados Unidos nos anos 70. Mas o que é o tie dye exatamente, e como é feito?

O Que é o Tie Dye

O termo tie dye vem do inglês e a tradução literal seria “amarrar e tingir”, que explica de maneira literal o processo. Consiste em amarrar partes do tecido e tingi-lo de diferentes maneiras. A estampa final só pode ser vista ao final do processo, após as amarras serem soltas.

Nós adoramos tie dye, e várias de nossas roupas são feitas em técnicas desse lindo tipo de estamparia. O nosso tie dye é feito na Índia por artesãos locais que trabalham com isso há gerações, pois acreditamos em valorizar a mão de obra artesanal. Confira abaixo algumas das diferentes técnicas e conheça mais sobre a história do tie dye e sua influência em diferentes países.

tie dye - roupas Happee

 Algumas das nossas peças em Tie Dye. Clique aqui e compre em nosso site!

História – Quem Inventou o Tie Dye?

A história do tie dye é complexa. Tecidos são materiais que se desfazem com certa facilidade e, por isso, é raro que resistam por milhares de anos, tornando seus registros arqueológicos escassos. Portanto, é difícil garantir com precisão a origem de certos tipos de estampa ou materiais. Atualmente, há evidências que o tie dye já era utilizado no Peru há 6200 anos, no Egito há 4000 anos, e referencias literárias sobre tie dye no Oriente Médio há 5000 anos.

O tie dye também era encontrado na Rota da Seda, em países da Ásia Central como Cazaquistão. Além disso, acredita-se que o tie dye nos Estados Unidos se popularizou a partir da estamparia encontrada em países do Oeste da África, como a Nigéria.

Vamos conhecer mais sobre alguns dos inúmeros tipos de tie dye, e como são feitos em diferentes países?

 

Tipos de Tie Dye

 

Bandhani

tie dye - bandhani

Crédito: Happee

Também conhecido como bandhej, esse tipo de tie dye é o mais comum no oeste da Índia. O tecido é preso em inúmeras pequeninas amarrações, que formam diferentes tipos de desenho. Quanto maior o número de amarrações, mais trabalhada a estampa e, consequentemente, mais caro o tecido é.

 

Shibori

tie dye - shibori

Kimono todo trabalhado em Shibori. Observe a precisão dos detalhes no close do lado direito. Crédito: desconhecido

A versão japonesa do tie dye é feita tradicionalmente na cor índigo, e há dezenas de tipos no país. O shibori existe há 1300 anos, e foi popularizado no período Edo, quando pessoas comuns começaram a procurar maneiras de decorar tecidos, após serem proibidas de vestirem tecidos luxuosos como a seda. Na cidade de Kyoto há até um museu dedicado ao Shibori! Hoje, kimonos de seda em shibori são extremamente valorizados, e algumas peças podem levar até 24 meses para serem completadas!

 

Clamp dye

tie dye - clamp dye

Crédito: Happee

No clamp dye, o tecido é dobrado várias vezes, e posteriormente, acoplado a uma peça de madeira, que proporciona o efeito desejado do vazado. É uma variação da técnica japonesa, conhecido como itajime shibori.

 

Leheriya

tie dye - leheriya

Crédito: Magic Tours Blog

A leheriya é um método de tie dye muito conhecido no estado do Rajastão, Índia. Leheriya significa “ondas”, pois a estampa assemelha-se ao movimento das ondas na água. Acredita-se que esse tipo de estampa traz esperança ao estado desértico e seco do Rajastão – a esperança que a água traz. Não é poético? No mês de julho, quando inicia a estação chuvosa no estado, há o Teej festival, onde as mulheres usam esse tipo típico de estampa.

 

 

Tie Dye em Diferentes Países

Índia

tie dye na Índia

Salman e Juned, artesãos indianos que trabalham com tie dye há gerações. Crédito: Happee

Há registros na literatura da existência do tie dye na Índia desde a época de Alexandre o Grande.

É comum encontrar tecidos nas lojas ainda com as amarrações do tie dye, especialmente nos estados do oeste do país, como Rajastão e Gujarat. Assim, o cliente pode averiguar que aquela peça, de fato, foi feita à mão. Há várias nomenclaturas para o tie dye na Índia, e vários tipos de tie dye, como a leheriya e o bandhani mencionados acima.

 

Japão

tie dye no japao

Pintura japonesa representando o shibori e kimono de Motohiko Katano

O shibori existe no Japão desde o século VIII. A cidade de Arimatsu, no centro do país, é famosa por shibori, e possui inúmeras lojas de tecido especializadas nessa linda arte. Arimatsu se especializou em tie dye em 1608, após começarem a fazer tie dye para os turistas que visitavam o local. Há até especialistas em Shibori, como Motohiko Katano (1899-1975), cujo trabalho já foi exibido em museus japoneses.

 

China

tie dye - china

Crédito: Yunnanadventure.com

Em lugares como a província de Yunan, na China, o tie dye é uma arte minuciosa praticada pela comunidade Bai há mais de mil anos. Feito com índigo em azul e branco, é item essencial no enxoval de casamento das mulheres da região, e borboletas são temas populares em suas estampas.

 

Estados Unidos

tie dye - movimento hippie

O tie dye chegou aos Estados Unidos no final da década de 60 e foi popularizado no movimento hippie. Naquela época, os motivos mais comuns eram em espiral, e feitos na cores vibrantes do arco-íris.

 

Continente Africano

tie dye no continente africano

Crédito: esquerda - Elodie Travels. Direita - iamschick.com

Nos países do oeste da África, tie dye é um tipo comum de estamparia, e pode ser encontrado em países como Senegal, Nigéria, Gambia, Mali, Burkina Faso, Guiné, Serra Leoa e outros. Índigo e um tom de marrom oriundo de uma castanha eram as cores utilizadas originalmente mas, atualmente, as sintéticas são mais populares, devido ao seu baixo custo. Há várias técnicas nesses países, incluindo o uso de ráfia para fazer as amarrações.

 

Como fazer tie dye em casa?

É possível fazer tie dye você mesmo! Escolha uma peça de roupa do seu armário e siga vários tutoriais no YouTube, que ensinam diferentes técnicas. Confiram algumas que selecionamos abaixo:

 

 

Gostou do nosso artigo? Confira nossas roupas em tie dye disponíveis em nosso site! Além de feitas à mão, elas empoderam mulheres na Índia. Confira mais sobre o nosso projeto social e siga o nosso trabalho em nosso Instagram e Facebook.




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.