COMPRE ONLINE OU POR WHATSAPP (11) 9888-44945

Descubra a influência das cores na moda!

por Leticia Sales Abril 24, 2018

Descubra a influência das cores na moda!

A influência das cores na moda é fundamental. Afinal, esse é o primeiro elemento que invade a nossa percepção e é o que causa maior impacto visual. Além disso, por estarem sempre associadas a significados simbólicos e emocionais, as cores são uma importante ferramenta de comunicação visual.

Entretanto, esses significados não são universais: cada cultura tem sua própria forma de lidar com as cores. Na Índia, por exemplo, acredita-se que elas têm energias que influenciam todas as áreas da vida, equilibrando o corpo e o espirito. A diversidade de cores dos tecidos e roupas é a principal marca da moda no país.

Entender qual é a influência das cores na moda é importante para saber o que você está transmitindo com as suas roupas. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

As cores expressam sentimentos

Descubra a influência das cores na moda!

Noivas indianas em vermelho. Crédito: desconhecido

As cores têm o poder de ditar o clima de uma produção. Não é a toa que tendemos a usar cores fechadas no inverno e tons vibrantes no verão, por exemplo. Além disso, elas provocam diferentes sensações e emoções.

Como já dissemos, cada cultura dá diferentes significados emocionais para as cores. Portanto, a forma com que nós as percebemos e somos influenciados por elas é totalmente mediada pela cultura em que estamos inseridos. 

A harmonia e a tranquilidade, por exemplo, são transmitidas na cultura ocidental pela cor azul. Na Índia, é a cor verde que inspira essas sensações. Por outro lado, o vermelho transmite, para nós, a paixão e a excitação. Já na cultura indiana, além da paixão, o vermelho representa mudança, prosperidade e o planeta Marte, que tem forte significado nos casamentos - por isso as noivas indianas costumam usar vermelho!

As cores têm significados simbólicos

Descubra a influência das cores na moda!

Profusão de cores na cultura indiana. Crédito: National Geographic

As cores também carregam diversos significados simbólicos que têm a ver com a cultura, a religião ou a história de cada lugar. Elas transmitem ideias e mensagens, e é fácil entender a importância disso para a moda: ir para um funeral com roupas vibrantes pode não ser uma boa ideia, assim como ser madrinha de um casamento vestida de preto.

Na Índia, as cores têm um forte simbolismo religioso. O azul, por exemplo, é a cor de Krishna, uma das divindades mais importantes do país. Já o laranja — cor do açafrão — representa a prosperidade, o fogo sagrado que queima as impurezas.

Nas culturais ocidentais, o luto é representado pela cor preta e também pelo roxo, nos países católicos. Na Índia, o roxo está atrelado à ideia de ressurreição e de tranquilidade, enquanto o luto é simbolizado pela cor branca — que também representa o renascimento. Na cultura ocidental, por outro lado, o branco simboliza a pureza e a paz.

Você pode usar as cores a seu favor

Descubra a influência das cores na moda!

Círculo cromático

Descubra a influência das cores na moda!

Looks em cores complementares. Arte: elizamontes.com.br

Compreender a influência das cores na moda também é útil para criar produções que valorizem o seu corpo. Afinal, elas modificam a nossa percepção das formas e isso pode ser usado a seu favor. Tons escuros, por exemplo, dão a impressão de diminuir a superfície, por isso afinam a silhueta. Já as cores mais claras produzem o efeito contrário.

Conhecer as cores também ajuda a fazer combinações harmoniosas e equilibradas. O uso do círculo cromático, que demonstra quais tons ficam bem se combinados, é uma ótima ferramenta. Além disso, as cores podem ser usadas para chamar a atenção para algumas regiões do corpo ou desviar o foco de outras.

Compreender a influência das cores na moda é útil para descobrir formas de se vestir que valorizem as suas formas. Além disso, entender quais são os significados simbólicos e emocionais das cores em cada cultura, é importante para não transmitir uma mensagem errada com as suas roupas.

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar algum pensamento ou experiência relacionada às cores das suas roupas? Não se esqueça de deixar um comentário no post falando o que achou do texto. Até a próxima!

Happee: acessórios feitos à mão na Índia




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.