Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

por Leticia Sales março 22, 2018

Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

Os tecidos são uma das imagens mais diretamente associadas à Índia: coloridos, brilhantes e belos. O que muita gente não sabe é que, por trás de uma estampa indiana, existe toda uma história — uma tradição surgida há milhares de anos, transmitida de geração em geração até chegar aos artesãos atuais, que até hoje realizam o trabalho manualmente e com matérias-primas naturais.

Em um mundo tomado pelos processos de produção em massa, é difícil não se encantar com a exclusividade e a singularidade do feito à mão, resultado de um saber milenar preservado ao longo do tempo. Os tecidos indianos não apenas dão vida e sofisticação a roupas, acessórios e decoração, mas são também uma maneira de nos conectarmos ao simples e ao natural.

Neste texto, separamos algumas das mais conhecidas técnicas da estamparia indiana, apresentando suas características e particularidades. Não perca!

Tie dye ou bandhani

Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

Crédito: Happee

Tie dye é uma expressão em inglês que significa “amarrar e pintar”. Esse é um termo amplo, utilizado para caracterizar diversas técnicas diferentes que envolvem amarrar tecidos e mergulhá-los em tinturas. Uma dessas técnicas é a bandhani, que está entre as mais importantes da estamparia indiana.

A palavra bandhani vem de bandhan, que significa amarrar. Esse método surgiu há milhares de anos e até hoje é muito utilizado na região do Rajastão. Consiste em amarrar o tecido em diversos pontos, formando pequenos nós. Depois do tingimento, os nós são desfeitos e o tecido revela desenhos e padrões geométricos formados a partir de linhas pontilhadas. Conheça nossos lenços em tie dye.

 

Block printing

Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

Crédito: Happee

O block printing é, basicamente, uma técnica de estamparia em que os desenhos são esculpidos em blocos de madeira. Os artesãos, então, molham esses blocos na tintura e carimbam toda a extensão do tecido. Assim como na técnica bandhani, tudo é feito manualmente — é um processo delicado e muito trabalhoso.

Esse é um dos métodos de estamparia mais antigos da história e um dos mais conhecidos da Índia, onde é muito utilizado até os dias atuais. Esse processo, inclusive, inspirou a criação da estamparia cilíndrica, muito comum na indústria moderna. Além disso, cada região da Índia desenvolveu diferentes variações do block printing.

 

Dabu printing

Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

Crédito: desconhecido

O dabu printing, que também pode ser chamado de block printing por resistência, é uma técnica tradicional do Rajastão. Ela também se caracteriza pela utilização de blocos de madeira esculpidos, mas, ao contrário do block printing tradicional, os desenhos são carimbados no tecido com uma mistura de argila e resina que protege as áreas da ação do corante.

O próximo passo é mergulhar o tecido na tintura — o índigo, tom de azul, é muito utilizado nesse método. Depois de lavado, a lama sai e a estampa é revelada. Algumas imperfeições, consequência do vazamento do corante entre as rachaduras da argila, tornam o resultado ainda mais único e interessante.

Ajrakh

Descobrindo os diferentes tipos de estampa indiana

Crédito: Happee

A ajrakh é uma técnica muito antiga, que consiste na combinação de muitos processos diferentes — como o block printing — para chegar ao resultado final. Todos esses processos são manuais e feitos com matérias-primas naturais. Mesmo na Índia, essa é uma técnica exclusiva e rara, que ainda sobrevive no oeste do país e no leste do Paquistão.

A palavra ajrakh vem de azrak, que significa azul. Geralmente, o fundo dos tecidos é tingido em índigo e os desenhos são brancos com detalhes em vermelho. O método é extremamente complexo e trabalhoso, e resulta em um tecido muito bonito e especial em sua singularidade. Confira nossos lenços em técnicas de block printing e ajrakh. 

Gostou de aprender sobre os principais tipos de estampa indiana? Então, conheça também nossa história e nossos produtos! A Happee é uma marca que, além de proporcionar peças exclusivas e de qualidade aos seus clientes, assumiu o compromisso de valorizar o trabalho de artesãos indianos e retirá-los da exploração industrial. Entre em contato conosco e saiba mais!

Happee: acessórios feitos à mão na Índia




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.