COMPRE ONLINE OU POR WHATSAPP (11) 9888-44945

Bordados indianos: Gota Pati

por Leticia Sales maio 25, 2018

Bordados indianos: Gota Pati

Não é novidade que nós adoramos os tecidos e o trabalho manual indiano. Depois de meses de pesquisas, amostras e testes, lançamos uma coleção clássica e atemporal de tênis, sapatilhas e carteiras. Entre eles. nossas novas sapatilhas indianas trazem um tipo de bordado inédito no Brasil: O Gota Pati. 

Originalmente feito em ouro e prata e criado para a realeza da Índia, hoje é um popuplar tipo de bordado indiano, onde folhas e flores douradas são recortadas, coladas e bordadas, uma a uma, em diversos tipos de tecido. Leia abaixo as origens e este lindo e detalhado processo:

Origem do Gota Pati

O Rajastão é um estado semi-árido na Índia, um deserto conhecido por sua criatividade, tradições e estilo de vida colorido de seu povo. O artesanato desempenha um papel significativo para manter a criatividade e as ricas tradições dos habitantes desta região.

Os habitantes do Rajastão celebram muitos festivais usando tecidos tradicionais, roupas coloridas e brilhantes e produtos feitos à mão. Grande parte deste brilho é devido ao uso do bordado Gota, que foi desenvolvido e preparado inicialmente pelas famílias reais, e agora usado por todas as pessoas comuns do Rajastão.

O trabalho do Gota é um tipo de bordado metálico, juntamente com a técnica do trabalho de apliques que foi iniciada na área. Inicialmente, fios de ouro e prata reais foram usados ​​para fabricar Gota. Mais tarde, o uso de fio de cobre revestido com outros materiais tornou o uso desse tipo de bordado mais econômico. Em seguida, o cobre foi substituído por um fio sintético (poliéster), que possibilitou sua fabricação em qualquer cor ou combinação de cores. Tradicionalmente, o trabalho de Gota era feito no tecido puro, como georgette, chiffon, veludo e seda, mas agora também é feito em outros tipos de tecido.


O PROCESSO

A criação do Gota é um processo longo e demorado, dividido em várias etapas:

1. Os motivos que devem ser feitos no tecido são primeiramente desenhados em papel vegetal, em seguida, são feitas perfurações no alfinete para que possam ser traçadas no tecido.

Bordados indianos: Gota Pati

2. Os motivos são traçados nele usando o papel vegetal e a pasta (uma mistura de pó de giz e óleo de querosene) com algodão ou pano. As folhas e flores a serem usadas são cortadas.

Bordados indianos: Gota Pati

3. Em seguida, as folhas e flores são coladas no design traçado do tecido. Este processo é muito demorado e requer muita precisão e perícia, já que esta cola pode estragar todo o tecido, e o mau posicionamento das folhas pode danificar o design inicial.

Bordados indianos: Gota Pati

Nosso artesão trabalhando em nossos produtos com Gota

4. Fios metálicos são usados para bordar todo o contorno do design e adicionar novas formas a ele. É um processo meticuloso, que leva dias para ser finalizado.

Bordados indianos: Gota Pati

 

Além de étnico, o gota é um bordado elegante e sofisticado. De bordas de sári a capas de almofada, o trabalho gota parece espetacular em todos os sentidos. Gostou? Confira nossas sapatilhas com Gota, e nossos produtos com outros tipos de bordados indianos!

Acessórios bordados à mão na Índia - Happee




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.