COMPRE ONLINE OU POR WHATSAPP (11) 9888-44945

Acessórios femininos: listamos os indispensáveis para você!

por Leticia Sales agosto 29, 2018

Acessórios femininos: listamos os indispensáveis para você!

Os acessórios femininos são as peças perfeitas para complementar qualquer visual. Estes itens realmente têm o poder de valorizar a nossa beleza e dar aquele up na produção, seja ela simples ou elaborada.

Por essa razão, lenços, brincos, pulseiras e anéis são indispensáveis no guarda-roupa de toda mulher vaidosa, independentemente do seu estilo de moda. Mas para não cometer nenhum erro na hora de montar o look, é preciso ter muito cuidado e atenção — quando utilizados de forma exagerada, esses itens podem simplesmente arruinar todo o seu trabalho.

Pensando no assunto, criamos esse material com todas as dicas para você usar os acessórios da melhor forma e arrasar em qualquer ocasião. Vamos descobrir juntas?

Como escolher o item certo para você

O primeiro passo para quem deseja combinar os acessórios femininos da melhor maneira é identificar o seu estilo de moda. Afinal, de nada adianta comprar uma infinidade de peças se, no fim das contas, elas não combinarão com as suas roupas ou, tampouco, agradarão o seu gosto.

Aqui, o grande segredo é se sentir bem. Antes de fazer qualquer compra, imagine-se utilizando a peça. Em seguida, verifique se o item fará com que você se sinta confortável. Esqueça a ideia de que você precisa seguir todas as tendências de moda para estar bem-vestida — antes disso, é preciso saber se elas se encaixam no seu perfil e personalidade.

Para guiar você nessa jornada, listamos os principais estilos de moda e quais os acessórios mais característicos de cada um. Veja:

Mulheres clássicas

Quem segue esse estilo não abre mão da qualidade. Aqui, é muito comum encontrar itens como os brincos e colares de pérolas, além de anéis pequenos, discretos e de tonalidades neutras.

Mulheres criativas

Essas pessoas não têm medo de ousar. Os acessórios criativos podem surgir em diferentes cores, designs e materiais, como é o caso dos brincos com pompons ou penas, bolsas revestidas por lantejoulas, padronagens étnicas e uma série de elementos irreverentes, como: madeira, cordas e miçangas.

Mulheres minimalistas

Em alta no mundo fashion, os acessórios minimalistas são discretos, delicados e reconhecidos pela simplicidade. E eles nunca passam despercebidos em um look! Versáteis e atemporais, essas peças carregam um design clean, com formatos pequenos, pouco brilho, traços finos e muitos padrões geométricos.

Mulheres esportivas

Conforto vem sempre em primeiro lugar. Essas pessoas prezam pela praticidade e funcionalidade acima de tudo. Bolsas transversais, mochilas, pochetes e peças produzidas a partir de materiais naturais são alguns dos acessórios que se destacam nesse estilo.

Mulheres românticas

Como o nome já diz, o estilo romântico se baseia em itens mais femininos e graciosos. Anéis e colares com corações, acessórios em tons claros e detalhes florais são algumas das características. Aqui, você não encontrará exageros ou mix de materiais, mas sim, itens escolhidos cuidadosamente, com um toque fofo e delicado.

Conseguiu identificar o seu estilo? Ótimo! O próximo passo é escolher o acessório de acordo com o seu tom de pele. Se você adora moda, já deve ter notado que determinadas cores são excelentes para valorizar o nosso corpo e visual — e com os acessórios isso não é diferente. Portanto, outra dica para escolher a peça ideal é prestar atenção ao seu tom de pele.

  • peles claras: para criar um efeito de contraste legal, vale investir nas peças mais escuras, com tons de azul-marinho, preto ou verde-esmeralda;

  • peles negras e morenas: aposte em itens compostos por cores vibrantes e intensas, tais como: laranja, amarelo, vermelho e roxo. Há ainda a possibilidade de utilizar brincos, colares e anéis em rubi ou cristal;

  • pele amarela: prefira as peças alaranjadas, verdes ou vermelhas. Fica lindo!

Combinando os acessórios femininos

Após encontrar os itens certos para você, é comum surgir aquela dúvida cruel: como combinar os acessórios com os looks? Se não sabe como solucionar esse problema, nós já adiantamos uma regrinha básica: é fundamental ter equilíbrio!

Quando falamos sobre os acessórios femininos, o famoso ditado “menos é mais” faz todo o sentido. Por exemplo: se você decidiu investir em um maxi colar repleto de detalhes e adereços, procure combiná-lo com um brinco pequeno e sutil. O bom senso é a chave do sucesso!

Também é importante ficar atenta à harmonia da composição. Na hora da escolha, prefira as peças com cor, acabamento, textura e polimento semelhantes. Hoje em dia, os acessórios que mais se destacam são aqueles com acabamento dourado ou prateado. Para utilizá-los da melhor maneira, considere os seguintes passos:

  • os acessórios prateados tendem a ser mais discretos e, por isso, são ótimos quando utilizados no dia a dia;

  • as peças douradas podem ser usadas em eventos noturnos ou diurnos, desde que com bom senso. Caso haja um acessório chamativo demais, prefira utilizá-lo em ocasiões especiais, como festas de aniversário, baladas ou casamentos;

  • você adora pedrarias? Então, invista em peças com pedras que sigam a mesma tonalidade, intensidade de brilho e transparência.

Aposte em uma produção com prata e dourado

Foi-se o tempo em que usar acessórios em prata e dourado na mesma produção era um erro gravíssimo. Atualmente, esse mix de materiais é tendência na moda, sendo a opção ideal para quem adora um look com mais estilo e personalidade. Nas lojas, é possível encontrar peças que já contam com as duas tonalidades juntas. Fácil, né?

Use o acessório de acordo com o decote

Um dos acessórios femininos mais poderosos é o colar. O item é capaz de chamar a atenção em qualquer composição, valorizar o colo e complementar os diferentes tipos de decote. Apesar de parecer simples, escolher o colar de acordo com o decote requer um certo cuidado e atenção aos detalhes. Acompanhe os exemplos:

  • decote redondo: esse modelo exige um colar que seja no mesmo formato, como um colar de pérola;

  • decote ombro a ombro: o ideal é utilizar colares discretos, finos e com detalhes menores;

  • decote tomara que caia: combina bem com diferentes tipos de colares. Para um programa mais elegante e sofisticado, prefira as opções de gargantilha chocker;

  • decote em V: pode ser combinado com um colar comprido, ideal para alongar a silhueta e dar mais destaque ao busto.

Harmonize o relógio com a pulseira

Além de serem funcionais e indispensáveis no dia a dia, os relógios são excelentes alternativas para embelezar o nosso pulso e deixar qualquer produção mais estilosa. Uma maneira de complementar ainda mais o visual, é harmonizando a combinação do relógio com pulseiras. Já considerou essa ideia?

O truque para alcançar aquele resultado impecável é misturar os materiais. Imagine que você está usando um relógio com pulseira de couro. Nesse caso, não há problema algum em incluir um mix de pulseiras de metal na composição. Para criar ainda mais harmonia, procure utilizar peças que se aproximem da tonalidade e estrutura.

Está com medo de pecar pelo excesso? A dica para não cometer exageros ou chamar muita atenção é utilizar tons neutros e sóbrios — o preto, o marrom e o cobre são alguns deles.

Já para quem é simplesmente apaixonada por cor, não precisa deixar os acessórios mais alegres de lado. Um bom mix de cores é sempre bem-vindo para repaginar qualquer visual. E não se engane! Além das pulseiras, o relógio pode seguir essa ideia e surgir na composição com uma pulseira bem divertida e descolada — basta escolher uma ou duas cores para entrar nessa brincadeira. Essa proposta é perfeita para ocasiões casuais, como um passeio no parque, um almoço em família ou aquele pulinho no shopping.

Acessórios extras para o seu closet

Imaginava que os acessórios se limitavam aos brincos, anéis, braceletes e colares? Grande engano! Para a nossa alegria, há uma série de itens que, muitas vezes, não notamos, mas que podem ajudar a deixar o nosso visual superinteressante. E como nós queremos que você também entre nessa dança, selecionamos abaixo aquelas peças “must have”, ou seja, que não podem ser esquecidas no momento da produção. Olha só:

Carteira de mão

Esqueça a ideia de que a carteira de mão é um dos acessórios femininos exclusivos dos looks de festa ou balada. Também conhecida como bolsa-carteira ou clutch, essa peça é prática, versátil e pode ser incluída em produções despojadas e, inclusive, em um visual para o ambiente de trabalho.

O modelo, bastante compacto, foi desenvolvido justamente para carregarmos somente o necessário ao longo do dia: a chave de casa, documentos, cartões de crédito, dinheiro, smartphone e, claro, uma maquiagem básica.

A carteira de mão pode ser encontrada em múltiplos modelos e estampas — das neutras às mais modernas. Para o dia a dia, prefira as opções produzidas em couro ecológico, um material leve, fácil de carregar e que se encaixa bem em diferentes combinações.

Ainda não sabe como apostar nesse acessório? Siga as recomendações a seguir e veja como é muito fácil:

  • você adora produções monocromáticas? A carteira de mão pode ser o caminho ideal para adicionar pontos de cor no look. Para criar um efeito interessante de contraste, aposte nos modelos mais chamativos, em vermelho, amarelo, azul, pink ou laranja;

  • quer levar um toque extra de estilo para o seu visual casual? As opções metalizadas (prateado ou dourado) são perfeitas;

  • durante os dias mais quentes, os produtos confeccionados a partir de elementos naturais, como a palha, são um verdadeiro sucesso. Estilosos, leves e delicados, eles podem ser usados com tecidos mais soltinhos e floridos;

  • está achando o look básico demais? Uma maneira para dar um up na combinação com jeans e camiseta é investir em uma carteira de mão bem estilosa. Não tenha receio de ousar e escolha um modelo com estampa étnica, animal print ou padronagens geométricas;

  • que tal fugir da sua zona de conforto? Com a clutch, você pode arriscar e escolher um modelo repleto de materiais que você jamais usaria nas suas roupas. Como exemplo, podemos citar as penas, lantejoulas, pedrarias e metais;

  • o acessório ajudará a levar toda a atenção para as suas mãos. Dito isso, não se esqueça de investir em anéis e pulseiras para complementar o visual. Fará toda a diferença!

Óculos de sol

Há uns anos, os óculos de sol eram vistos unicamente como um item para proteger os nossos olhos contra os efeitos da radiação solar. Nos dias atuais, esse pensamento mudou e o acessório é considerado uma peça fundamental para acompanhar a produção e acrescentar uma pitada de estilo aos looks.

Não sabe como escolher o produto? Antes de partir para as compras, a recomendação é que você prefira modelos de qualidade e que contem com lentes capazes de bloquear os raios UVB e UVA.

Após encontrar uma marca ou loja de confiança, é o momento de escolher a armação com o design mais bonito e que se encaixe melhor no seu rosto. A variedade de opções no mercado é grande: há óculos de sol redondos, retangulares, ovais, quadrados e, até mesmo, com estilo retrô. Descubra como escolher o modelo certo para o seu perfil:

  • rosto redondo: combina bem com óculos quadrados e mais largos nas laterais;

  • rosto quadrado: os modelos arredondados são excelentes para equilibrar as proporções da face;

  • rosto retangular: óculos grandes e com lentes transparentes são ideais;

  • rosto oval: se você possui esse formato de rosto, pode comemorar! Ele se encaixa bem com qualquer tipo de armação, seja redonda ou quadrada.

Assim que identificar a armação que mais combina com você, procure escolher um óculos coringa. Em outras palavras, esse é um modelo que combinará com várias roupas e poderá ser usado em diversas ocasiões — do trabalho aos passeios nos fins de semana.

Dica de ouro: se estiver em dúvida, procure pelos modelos em tons neutros, como o preto ou o marrom. Atemporais, essas opções estão sempre marcando presença na moda e conversam bem com qualquer estilo. Apostando em uma armação de tonalidade neutra, você terá mais liberdade para ousar no formato do óculos. Um bom exemplo disso são as opções com lentes espelhadas, hastes irregulares ou dimensões grandes.

Cintos

Não é de hoje que os cintos fazem parte da nossa vida. O acessório conta com inúmeras funções e utilidades, como segurar as calças, shorts e saias, ou também, marcar a nossa cintura, tornando o visual mais feminino.

A cada nova temporada, os cintos continuam firmes e fortes nas passarelas e nas ruas. E opções são o que não faltam para agradar todos os gostos: esses itens aparecem em modelos fininhos, grossos, com fivelas grandes e desenvolvidos a partir de uma série de materiais e ornamentos.

Usar um cinto é fácil! A peça pode surgir em combinações com calças, minissaias e, inclusive, por cima de blusas ou casacos. Tudo dependerá do estilo e da criatividade de cada um!

  • cinto fino: delicado e sutil, é ótimo para marcar a silhueta sem criar volume;

  • cinto grande: deve ser usado com calças jeans ou shorts;

  • cinto metálico: também conhecido como metal belt, a peça é sinônimo de glamour e sofisticação. Pode ser usado com todos os estilos de produção;

  • cinto com fivelas e adereços: a melhor escolha para quem deseja repaginar um look básico. Deve ser usado no quadril, com calças ou shorts jeans que tenham passadores.

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que desejam incluir o cinto no visual é: como combinar a peça com a bolsa e o sapato? Fique tranquila: já não é mais obrigatório coordenar esses três elementos. O que vale é utilizar as peças com consciência e equilíbrio para que o resultado não fique desconexo e deselegante.

Quer um exemplo? Em uma produção colorida, o cinto pode contar com uma das tonalidades do sapato ou da bolsa. Por outro lado, em looks monocromáticos, como em uma combinação toda preta, o cinto pode surgir em tom rosa e o sapato vermelho. Solte a imaginação!

Aprenda como escolher e usar lenço no look

Você sabia que qualquer combinação pode ficar ainda mais charmosa com um lenço? Aqui vai uma curiosidade: o lenço utilizado em volta do pescoço teve origem na época dos soldados romanos — que usavam o tecido úmido para aliviar a sensação de calor durante o verão intenso. Anos depois, o item começou a fazer parte da vestimenta dos franceses, que chamavam o acessório de “cravates”.

Muito tempo se passou e, nos dias atuais, os lenços se tornaram um elemento versátil e que podem ser usados de infinitas maneiras — no inverno ou no verão. Eles servem tanto para nos proteger contra o vento, quanto para acrescentar estilo e beleza em uma produção. Diferente do cachecol, que é mais grosso e exclusivo dos dias frios, o lenço apresenta um recorte mais quadrado e produzido a partir de materiais mais leves e, em alguns casos, nobres.

Nas lojas especializadas existem variados modelos de lenços, que vão de opções lisas a estampadas. Os estampados mais conhecidos e usados entre a população são os com padronagem xadrez, listrados ou com estampas étnicas e coloridas.

O acessório pode ser encontrado no tamanho pequeno, médio ou grande. O principal diferencial da peça estará em como ela surgirá na produção: no pescoço, sobre os ombros, no pulso, no cabelo, na cintura, na cabeça ou, inclusive, na alça da bolsa. São muitas possibilidades! Não sabe como escolher a peça ideal para complementar o seu look? A gente te ajuda:

Estampas e tonalidades

Para encontrar a peça ideal, você deverá ter em mente que o lenço ficará bem perto do seu rosto. Por isso, a nossa dica é analisar o seu tom de pele, bem como o formato da face. Para as pessoas de tonalidade quente, o melhor caminho é escolher os modelos intensos de vermelho, pink ou laranja. Caso a sua pele tenha características de tonalidades frias, prefira as opções de azul, roxo ou verde.

O formato do rosto também deve ser considerado para encontrar a estampa certa. Por exemplo: mulheres com a face mais quadrada devem dar preferência aos modelos lisos. Aquelas que possuem o rosto redondo ou oval, por sua vez, podem apostar sem medo nas estampas geométricas.

Esse cuidado ajudará você a suavizar as características do seu rosto, criando um visual mais harmônico e equilibrado. Vale a pena!

Tamanhos

Em dúvida se você deve escolher um lenço pequeno, médio ou grande? Então, analise as proporções do seu corpo, começando pelo tamanho do pescoço. Para pessoas com o pescoço muito curto, o recomendado é escolher os modelos sem muito tecido e volume. Prefira um lenço mais leve e fino, permitindo que partes do seu pescoço fique à mostra e transmitindo a impressão de que a região é mais alongada.

Outro ponto que merece atenção: mulheres baixinhas devem ter cuidado com as pontas do lenço. Ao arrumar a peça no corpo, procure deixar as pontas desiguais e desconexas. Esse detalhe fará com que a sua silhueta pareça maior e mais fina do que realmente é.

Como já citamos, os lenços são um dos acessórios femininos mais práticos e multifuncionais. Eles podem ser adicionados em diferentes modos nos looks, independente da ocasião e temperatura. Para inspirá-la, listamos abaixo algumas dicas de como usar o lenço:

  • no pescoço: esse é o jeito mais clássico de usar a peça. Caso esteja com uma roupa chamativa demais, invista em modelos neutros e vice-versa;

  • nos ombros: opção certa para quem deseja transmitir sofisticação. Quando colocados nos ombros, os lenços criam um ar mais formal e elegante. É uma excelente alternativa para eventos de gala, reuniões ou festas à noite;

  • na cintura: quando colocado na cintura, o lenço tem a função de substituir o cinto de um modo muito estiloso e despojado;

  • na bolsa: enjoou da sua bolsa? Coloque um lenço na alça e você terá um acessório repaginado e muito charmoso!

Viu, só? Com esse conteúdo, ficou claro que os acessórios femininos são mais poderosos do que imaginamos, não é mesmo? Utilizando as peças adequadas, é possível transformar qualquer visual, deixando o resultado com muita personalidade e estilo.

Fuja do óbvio e incremente o seu look com lenços, carteiras, brincos e pulseiras irreverentes. Inovar nunca é demais! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite e leia também o nosso post sobre como usar o sari indiano — uma das vestimentas mais incríveis e tradicionais da Índia. Não perca!
ACESSÓRIOS FEMININOS: LISTAMOS OS INDISPENSÁVEIS PARA VOCÊ!




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.