Por que nós nascemos onde nascemos?

por Leticia Sales setembro 30, 2019

Leticia na ONG Praveen Lata Sansthan, em Jaipur

Eu sempre soube que tinha muita sorte de ter nascido na minha família e, no entanto, eu sinto que nunca tive a menor ideia até pisar na Índia pela primeira vez.

Nunca me faltou uma cama quentinha pra dormir, uma escola boa pra estudar, ganhar o presente que eu sempre quis de Natal. Fui uma das primeiras da turma a ter celular, tv a cabo, computador e internet que, na época, ainda era discada). Minha primeira viagem internacional foi aos 4 anos, meus pais puderam pagar diferentes cursos e escolas de idiomas.

Mas por que eu? O que eu fiz pra merecer tudo isso?

Ou invertendo a regra, por que tantas pessoas nascem sem nenhum privilégio e facilidades? Por que elas?

Por que tem gente que nasce fadado ao destino de limpar fossas com dejetos humanos, não importa o quanto elas tentem fugir disso? Por que tem gente que nasce em famílias onde são abusadas desde crianças? Por que têm meninas em países como a Índia, que são privadas de educação ou direito de trabalhar, simplesmente por nascerem em uma família que não permite? Por que elas nasceram lá? POR QUÊ?

A Índia não mostrou, ela esfregou na minha cara todo o meu privilégio, e me fez perguntar todos os dias desde então o porquê. Eu não tenho a resposta, e não sei se algum dia eu vou ter. Mas eu sei que não é justo, e o mínimo que eu posso fazer é tentar proporcionar mais oportunidades para que mais pessoas tenham privilégios, assim como eu.

Crescemos juntos, não pisando uns nos outros 💛
Foto na ONG mais linda desse mundo, Praveen Lata Sansthan.



Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.