Yoga para Ansiedade

por Leticia Sales julho 07, 2020

Yoga para Ansiedade

Você já ouviu falar nos benefícios do yoga para ansiedade? Desde que o coronavírus chegou, pode ser um desafio manter o pensamento positivo, e nunca se falou tanto em ansiedade e saúde mental. Além de cuidar do corpo, o yoga cuida da mente, e há várias maneiras de praticar o yoga para ansiedade. 

Praticar yoga ajuda a fortalecer o sistema imunológico, acalma, nos faz sentir mais confiantes e otimistas, combatendo a ansiedade e a depressão, por meio de técnicas de relaxamento e alongamento, equilibrando corpo e mente. Vamos entender melhor sobre o assunto?

Para isso, convidamos a Fernanda Toyomoto, instrutora formada na capital mundial do Yoga, Rishikesh, Índia. Você pode conferir o instagram dela aqui. Ela nos conta mais abaixo o que é yoga, seus benefícios, e ensina uma respiração super eficaz contra ansiedade.

 

O que é Yoga?

Yoga, em sânscrito, significa unir. É a combinação de posturas (asanas), meditação, consciência na respiração, concentração e relaxamento, que aquieta a mente e desenvolve um estado de auto observação e equilíbrio. O yoga restaura a autoestima, fortalecendo o eu interior.

O yoga é 99% prática e 1% teoria, ele não acontece apenas nos dias em que você acorda de bom humor e motivada (o). Acontece muito mais nos dias que você vence as barreiras da preguiça, do frio e das dores físicas e mentais. Durante as prática, rimos, choramos, nos frustramos, nos desafiamos, temos medo, somos vulneráveis.

Um dos pilares do Yoga é a respiração. A inspiração consciente é extremamente benéfica para quem a faz. Durante as aulas de yoga praticamos pranayama, prana é a energia vital (respiração) e yama é a extensão da vida, ou seja, ao praticarmos a respiração consciente temos mais longevidade e mantemos mais harmonia e clareza mental.

É sempre interessante procurar um profissional que possa te acompanhar e recomendar exercícios direcionados para o seu objetivo. Porém, também é possível aprender e praticar sozinho (a) em casa.

 

Benefícios do yoga

Beneficios do yoga - yoga para ansiedade

A prática constante de yoga ajuda a aliviar as dores no corpo e dores da alma. O yoga nos ajuda a focar no momento presente, reduzindo angústias e medo em relação ao futuro. Para iniciar o dia podemos praticar a saudação ao sol e exercícios de respiração.

Yoga é para todas as pessoas, idades, crenças ou condições físicas, desde crianças a idosos. É uma ciência pacífica e transformadora do corpo e da mente, além de prevenir diversas doenças e dores.

● Melhora a qualidade de vida e combate o estresse;

● Acalma a mente;

● Aumenta a concentração e memória;

● Tonifica os músculos;

● Fortalece as articulações e tendões;

● Melhora a circulação;

● Corrige desvios da coluna, pés e postura;

● Aumenta a imunidade;

● Combate a ansiedade, depressão, nervosismo, compulsões, complicações físicas e distúrbios emocionais;

● Regulariza a pressão arterial diminuindo doenças vasculares.

● Desenvolve energia, disposição, vitalidade, força de vontade;

● Melhora a qualidade respiratória, prevenindo e curando problemas relacionados a respiração;

 

Respiração para ansiedade (Bhramari Pranayama)

Yoga para ansiedade - pranayama - respiraçao

Esse pranayama conhecido como Bhramari Pranayama ou respiração da abelha. Ela ajuda na redução do stress, tensão cerebral, redução da raiva, ansiedade e insônia, harmonizando a mente. Pode ser praticado em qualquer horário, iniciantes podem praticar de 5 a 10 rodadas e gradualmente ir aumento para 10 a 15 minutos.

 

Como fazer:

sente-se em uma posição confortável, lábios suavemente fechados e os dentes ligeiramente separados; com os dedos indicadores, pressione a cartilagem, feche os olhos, inale pelo nariz e exale pela boca, produzindo o barulho do zumbido da abelha. Contra indicação: não fazer deitado ou pessoas que têm infecção no ouvido.

Confira a técnica no video abaixo:

 

 

Dicas de livros para quem quer conhecer um pouco mais sobre o universo do Yoga

 

Four chapters on freedom (Swami Satyananda)

Esse livro traz todos os textos comentados dos sutras do Yoga, de Patanjali. Os Sutras Clássicos, com mais de 2 mil anos de existência, ensinam as práticas yogues sobre ética, meditação e posturas físicas com o objetivo de guiar a mente e a consciência em direção à paz / lucidez. (Há versões traduzidas em português)

Hatha Yoga Pradipika - Swami Muktibodhananda

O livro elucida toda a ciência do hatha yoga (asana, pranayama, shatkarma, mudra e bandha), uma vez que foi concebido e praticado não apenas para saúde e condicionamento físico, mas para o despertar da expansão da consciência. Traz também um guia ilustrado de posturas do Hatha yoga.

 

Sobre Fernanda Toyomoto

Fernanda Toyomoto - instrutora de yoga

Formada em jornalismo, em 2014 se mudou para Índia, onde teve contato pela primeira vez com meditação e Yoga. Em 2019, decidiu dar uma volta ao mundo fazendo trabalhos voluntários em busca de propósito. Foi nessa busca que Fernanda encontrou o Yoga e se graduou como instrutora na capital mundial do Yoga, Rishkesh (Índia). É nível master em treinamento de hatha, pranayama, meditação e filosofia. Fornece aulas de yoga em seu Instagram toda segunda, quarta e sexta das 7h30 às 8h e também aulas em grupo online por um valor acessível. Ela também possui um canal no YouTube, onde compartilha sobre yoga e suas viagens.




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