Você já ouviu falar nos benefícios do yoga para ansiedade? Desde que o coronavírus chegou, pode ser um desafio manter o pensamento positivo, e nunca se falou tanto em ansiedade e saúde mental. Além de cuidar do corpo, o yoga cuida da mente, e há várias maneiras de praticar o yoga para ansiedade.
Praticar yoga ajuda a fortalecer o sistema imunológico, acalma, nos faz sentir mais confiantes e otimistas, combatendo a ansiedade e a depressão, por meio de técnicas de relaxamento e alongamento, equilibrando corpo e mente. Vamos entender melhor sobre o assunto?
Para isso, convidamos a Fernanda Toyomoto, instrutora formada na capital mundial do Yoga, Rishikesh, Índia. Você pode conferir o instagram dela aqui. Ela nos conta mais abaixo o que é yoga, seus benefícios, e ensina uma respiração super eficaz contra ansiedade.
Yoga, em sânscrito, significa unir. É a combinação de posturas (asanas), meditação, consciência na respiração, concentração e relaxamento, que aquieta a mente e desenvolve um estado de auto observação e equilíbrio. O yoga restaura a autoestima, fortalecendo o eu interior.
O yoga é 99% prática e 1% teoria, ele não acontece apenas nos dias em que você acorda de bom humor e motivada (o). Acontece muito mais nos dias que você vence as barreiras da preguiça, do frio e das dores físicas e mentais. Durante as prática, rimos, choramos, nos frustramos, nos desafiamos, temos medo, somos vulneráveis.
Um dos pilares do Yoga é a respiração. A inspiração consciente é extremamente benéfica para quem a faz. Durante as aulas de yoga praticamos pranayama, prana é a energia vital (respiração) e yama é a extensão da vida, ou seja, ao praticarmos a respiração consciente temos mais longevidade e mantemos mais harmonia e clareza mental.
É sempre interessante procurar um profissional que possa te acompanhar e recomendar exercícios direcionados para o seu objetivo. Porém, também é possível aprender e praticar sozinho (a) em casa.
A prática constante de yoga ajuda a aliviar as dores no corpo e dores da alma. O yoga nos ajuda a focar no momento presente, reduzindo angústias e medo em relação ao futuro. Para iniciar o dia podemos praticar a saudação ao sol e exercícios de respiração.
Yoga é para todas as pessoas, idades, crenças ou condições físicas, desde crianças a idosos. É uma ciência pacífica e transformadora do corpo e da mente, além de prevenir diversas doenças e dores.
● Melhora a qualidade de vida e combate o estresse;
● Acalma a mente;
● Aumenta a concentração e memória;
● Tonifica os músculos;
● Fortalece as articulações e tendões;
● Melhora a circulação;
● Corrige desvios da coluna, pés e postura;
● Aumenta a imunidade;
● Combate a ansiedade, depressão, nervosismo, compulsões, complicações físicas e distúrbios emocionais;
● Regulariza a pressão arterial diminuindo doenças vasculares.
● Desenvolve energia, disposição, vitalidade, força de vontade;
● Melhora a qualidade respiratória, prevenindo e curando problemas relacionados a respiração;
Esse pranayama conhecido como Bhramari Pranayama ou respiração da abelha. Ela ajuda na redução do stress, tensão cerebral, redução da raiva, ansiedade e insônia, harmonizando a mente. Pode ser praticado em qualquer horário, iniciantes podem praticar de 5 a 10 rodadas e gradualmente ir aumento para 10 a 15 minutos.
sente-se em uma posição confortável, lábios suavemente fechados e os dentes ligeiramente separados; com os dedos indicadores, pressione a cartilagem, feche os olhos, inale pelo nariz e exale pela boca, produzindo o barulho do zumbido da abelha. Contra indicação: não fazer deitado ou pessoas que têm infecção no ouvido.
Confira a técnica no video abaixo:
Esse livro traz todos os textos comentados dos sutras do Yoga, de Patanjali. Os Sutras Clássicos, com mais de 2 mil anos de existência, ensinam as práticas yogues sobre ética, meditação e posturas físicas com o objetivo de guiar a mente e a consciência em direção à paz / lucidez. (Há versões traduzidas em português)
O livro elucida toda a ciência do hatha yoga (asana, pranayama, shatkarma, mudra e bandha), uma vez que foi concebido e praticado não apenas para saúde e condicionamento físico, mas para o despertar da expansão da consciência. Traz também um guia ilustrado de posturas do Hatha yoga.
Formada em jornalismo, em 2014 se mudou para Índia, onde teve contato pela primeira vez com meditação e Yoga. Em 2019, decidiu dar uma volta ao mundo fazendo trabalhos voluntários em busca de propósito. Foi nessa busca que Fernanda encontrou o Yoga e se graduou como instrutora na capital mundial do Yoga, Rishkesh (Índia). É nível master em treinamento de hatha, pranayama, meditação e filosofia. Fornece aulas de yoga em seu Instagram toda segunda, quarta e sexta das 7h30 às 8h e também aulas em grupo online por um valor acessível. Ela também possui um canal no YouTube, onde compartilha sobre yoga e suas viagens.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Leticia Sales
Autor