O Que é Ayurveda - Aprenda em 16 dicas práticas!

por Leticia Sales maio 21, 2020

o que é ayurveda

O que é ayurverda? Desde que vim morar na Índia, comecei a ouvir muito sobre o assunto. O ayurveda é a medicina tradicional indiana, existente há milhares de anos. Mas muito mais do que medicina, ayurveda é um estilo de vida, que prega o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Entao, ao contrário da medicina ocidental, que foca apenas no corpo, o ayurveda cuida desses três elementos juntos.

Então, convidamos a Karina Gomes para nos ensinar sobre o assunto. A Karina é terapeuta e está estudando medicina ayurvédica no estado de Gujarat, Índia. Ela conta que, desde criança, sempre foi muito doente até que, um dia, por acaso, teve contato com a ayurveda e sua vida mudou. 

Após ir para a Índia diversas vezes estudar ayurveda, resolveu mudar para o país e se aprofundar no assunto, fazendo um curso de bacharelado de 5 anos e meio. Ela já fez residência em hospitais ayurvédicos e leva grupos de brasileiros para estudar ayurveda e yoga na Índia através da Escola Hindu-Brasileira de Ayurveda e Yoga e seu site AyurYoga BrasilCompilamos algumas das dicas compartilhadas pela Karina no posto abaixo:

 

16 Dicas Práticas Para Entender O Que É Ayurveda

Comida ayurvédica

 

  1. Ayur significa vida, e veda significa ciência. Ayurveda é a ciência da vida. É um guia da vida longa e feliz. Mais do que medicina, é um estilo de vida.

 

  1. O ayurveda prega que tudo é formado por 5 elementos: terra, fogo, água, ar e éter.

 

  1. Há uma série de hábitos adotados no ayurveda. Ele dita o que você deve comer, que horas deve dormir, acordar, etc. É para qualquer pessoa que quer viver em harmonia com a natureza, e possui relação com outras ciências indianas, como o yoga. É um guia para viver bem. Ele te chama para se conectar com a natureza, sua alma, seu corpo; é um retorno às origens.

 

  1. O ayurveda também está presente na alimentação. A comida ayurvédica é aquela produzida na sua região e da colheita do momento. Por exemplo, come-se manga apenas no verão, que é a estação da manga. Então, no inverno, você não comeria mangas, muito menos importadas. Além disso, nem todo alimento faz bem para todos. Por isso, a ayurveda analisa qual o melhor alimento para cada tipo de pessoa.

 

  1. Existem 3 grandes grupos na medicina ayurvédica nos quais as pessoas são categorizadas, de acordo com seu perfil físico e psicológico: Vata, Pitta e Kapha. Para uma pessoa ser categorizada em algum desses grupos, é necessário fazer uma boa consulta com um médico ayurvédico. Como a medicina ayurvédica é muito focada em cada indivíduo, testes genéricos feitos pela internet não são eficazes para determinar o tipo de cada pessoa.

 

  1. As pessoas costumam ter mais de um dosha, sendo que um deles é predominante. Uma pessoa com o Pitta predominante, por exemplo, possui em demasia o elemento fogo, e deve tomar cuidado com excesso de comida apimentada.

 

  1. Falando em comida picante: As pessoas possuem um fogo digestivo, chamado agni. Ele precisa ser mantido aceso, e a comida apimentada cumpre esse papel. Se você não mantém esse fogo aceso, a comida não é digerida corretamente, e se transforma em toxina. E o acúmulo dessas toxinas gera doenças.

 

  1. Nem toda comida indiana é ayurvédica, apesar de muitos princípios serem os mesmos. No Ayurveda, você come 6 sabores em toda refeição, e eles também simulam o seu fogo digestivo. Os sabores são: doce, azedo, salgado, picante, amargo, adstringente.

 

  1. Um dos benefícios do ayurveda é que ele mostra uma mudança no corpo e na mente. Um corpo saudável vem de uma mente saudável. A harmonia da mente se reflete no corpo, e a desarmonia gera doenças. O ayurveda faz com que você viva em contato consigo mesmo. No ocidente, não há essa conexão da mente com o corpo.

 

  1. O ayurveda é a ciência do indivíduo. Se 20 pessoas chegam ao médico com gastrite, o tratamento para cada uma será diferente. Além disso, o ayurveda possui dois objetivos – manutenção da saúde e cura de doenças.

 

  1. Na Índia, existe um Ministério no governo para ayurveda, yoga e naturopatia, chamado Ayush Ministry. Há hospitais focados em medicina ayurvédica e faculdades de medicina ayurvédica, onde os alunos aprendem, além da anatomia tradicional, a ayurvédica, por exemplo.

 

  1. É importante comer apenas quando você tem fome. Se você comer sem fome, é sinal de que a comida da refeição passada não foi digerida corretamente, e esse acúmulo também vai gerar toxinas no seu organismo.

 

  1. O Ayurveda está ligado até mesmo com a astrologia, e há médicos ayurvédicos que podem recomendar a você outros tratamentos, como ir ao astrólogo ou a um templo, para se livrar de carmas específicos.

rotina diária

 A sua rotina diária importa

 

  1. A rotina diária é algo importante no ayurveda. Nela, por exemplo, você deve acordar 1 hora e meia antes do nascer do sol. Depois, você raspa a língua com um raspador, geralmente de cobre, para se livrar das toxinas que se acumularam no seu corpo durante a noite. Assim, você não as ingere novamente. Manter uma rotina diária é importante para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

 

  1. Uma consulta ayurvédica dura cerca de 2 horas. O médico precisa te conhecer bem, entender sua rotina e hábitos para saber qual a melhor maneira de tratar qualquer paciente.

 

  1. O ayurveda é tão incorporado na vida dos indianos que muita gente não percebe mais que pratica ayurveda no dia a dia. Um dos hábitos comuns é aguar uma planta de tulsi com um recipiente de cobre. Outro deles é o ensinamento de respeitar os mais velhos, e ensina a manter o equilíbrio em situações felizes, assim como nas situações infelizes.

 

Ayurveda é um assunto fascinante, complexo e repleto de ensinamentos. Quer saber mais? Acesse o site e instagram da AyurYoga Brasil, e não deixe de conferir nossos produtos com impacto social na Índia!




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.