COMO SE MANTER POSITIVO DURANTE O CORONAVÍRUS – MESMO EM QUARENTENA

por Leticia Sales março 16, 2020

Mulher em casa - credito freepik.com

O coronavírus chegou e, o que antes parecia passageiro e inofensivo, de repente instaurou uma onda de panico e corridas ao supermercado e farmácias no mundo todo. Milhões de pessoas se encontram em quarentena mundo afora e, com tanto medo no ar, pode ser difícil manter a calma e o pensamento positivo.

Há diversas maneiras de manter o seu bem-estar e até mesmo ajudar pessoas vulneráveis sem sair de casa. Confira abaixo nossas dicas para manter o pensamento positivo durante a quarentena:

 

  1. EXERCITE A GRATIDÃO

Você já pensou que muita gente não tem condições financeiras de comprar comida para estocar? Além disso, muitas pessoas não têm casa para morar, acesso a remédios e muita gente recebe por dia trabalhado. Ou seja, não podem se dar ao luxo de ficar em casa. Então, por mais que seja uma mudança abrupta na rotina, ter uma casa para ficar, bastante comida no armário e remédios para se tratar é uma enorme benção, e um grande motivo para ser grato.

Todas as noites, anote em um caderninho algo pelo qual você é grato ou algo bom que aconteceu no seu dia. Após alguns dias, você vai ver que esse simples exercício ajuda muito a melhorar o humor e manter-se positivo.

 

  1. APRIMORE O SEU INTELECTO

Na correria do dia-a-dia, pode ser difícil ler aquele livro ou começar aquele curso de inglês que você vem adiando há anos. Que tal comprar um livro ou fazer uma aula online? Essas podem ser ótimas maneiras de aproveitar o tempo em casa de maneira construtiva e aprender coisas novas.

 

  1. APROVEITE O TEMPO EM FAMÍLIA

A rotina diária familiar pode ser uma loucura durante a semana. Um que trabalha até de madrugada, outro que tem aulas o dia todo e nunca almoça em casa, famílias que mal conseguem jantar juntas e não têm mais tempo para conversar. Que tal fazer uma noite de filmes, com direito a pipoca e Netflix? Que tal refeições em família, onde todos ajudam a cozinhar a aprendem a fazer receitas novas? Ou uma noite de histórias, descobrindo mais sobre a vida dos seus pais e avós, escutando histórias incríveis de superação?

 

  1. PRATIQUE O ALTRUÍSMO E A EMPATIA

Nos últimos dias, tem sido lindo ver como as pessoas estão se unindo e se conscientizando de que ficar em casa é um imenso ato de empatia e altruísmo para pessoas vulneráveis. Assim, você reduz o risco de contágio para elas, mesmo que você seja jovem e saudável. É uma época de união, de entender que, como humanidade, somos uma só. Pouco importa nossa cor, país ou idade. Estamos todos juntos nesse pequenino planeta, e é legal ver que as pessoas parecem ter criado mais empatia em momentos de tanta polarização no mundo.

Poucas coisas fazem tão bem à alma quanto o altruísmo – e você nem precisa sair de casa para isso. Muitos grupos de risco estão vulneráveis durante o coronavírus, como idosos e pessoas com problemas de saúde. Você pode fazer uma doação a um asilo na sua cidade, transferindo dinheiro a ele. Outra opção é comprar online vitaminas e produtos de higiene e pedir para entregarem em ONGs que cuidam de pacientes com câncer, ou doar alimentos a quem precisa. Procure ONGs bacanas em sua cidade e entre em contato para ver de quais itens eles mais irão precisar nos próximos meses. Garantimos que faz um bem danado – a eles e a você também.

 

  1. CUIDE DO SEU BEM-ESTAR MENTAL

Pode ser amedrontador ver notícias na tv e na internet sobre o coronavírus o dia inteiro. Apesar de ser importante manter-se informado, não deixe que isso consuma o seu dia e sua energia. Pratique meditação, há varias aulas grátis no na internet. Escute músicas animadas! Há até mesmo playlists sobre o período de quarentena, e a seleção de músicas é hilária. Procure COVID-19 Quarantine Party no YouTube e Spotify. Assista um filme de comédia, ou outras coisas que te façam rir e manter o bom humor.

 

  1. CRIE LAÇOS COM SEUS VIZINHOS

Hoje em dia é comum que nós nem conheçamos mais nossos vizinhos, especialmente em países ocidentais. Muitas vezes, nem sequer sabemos os nomes deles. Se você estiver em uma área (como a Itália), onde é permitido sair de casa apenas para ir ao mercado, pense nos seus vizinhos. Talvez você tenha um vizinho idoso ou debilitado, que se coloca em alto risco de saúde ao sair sozinho nas ruas. Ofereça para fazer as compras semanais por eles. Além de os ajudar, você estará criando laços cada vez mais fortes em sua comunidade.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a espalhar uma corrente do bem! Siga-nos no Facebook e Instagram para mais dicas de positividade, trabalho social e moda sustentável!

 

Foto inicial criada por freepik - www.freepik.com



Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.