Como Ajudar a Quem Precisa Sem Sair de Casa

por Leticia Sales março 26, 2020

como ajudar a quem precisa sem sair de casa

Nessa época difícil, pode ser difícil manter o pensamento positivo. Fazer o bem a quem precisa, porém, é uma ótima forma de elevar o astral e contribuir com a sociedade. E, o melhor de tudo, é que você pode ajudar mesmo sem sair de casa.

Atualmente, 1/3 da população mundial se encontra em alguma espécie de quarentena ou com restrições de movimento por causa do coronavírus. A Índia inteira, por exemplo, está de quarentena até 15 de abril. 1.3 BILHÃO de indianos podem sair de casa apenas para ir ao supermercado.

Isso significa que as comunidades mais vulneráveis e carentes estão precisando de ajuda mais do que nunca. Lares de idosos, moradores de rua, trabalhadores informais, pessoas com deficiência e, até mesmo, médicos e enfermeiras. Seja em tempos de pandemia ou não, há muita coisa que você pode fazer para ajudar sem precisar sair de casa. 

 

6 MANEIRAS DE AJUDAR SEM SAIR DE CASA

 

1. Faça uma doação a um lar de idosos

como ajudar a quem precisa - idosos

Entre em contato com as instituições da sua cidade e pergunte como pode ajudar. Uma simples transferência bancária feita pela internet pode contribuir para que os lares se preparem e protejam seus idosos.

 

2. Ajude os trabalhadores informais

Você conhece alguma diarista, manicure, pessoas que prestam serviço a você regularmente? Com a quarentena e serviços cancelados, a renda dessas pessoas diminuiu drasticamente. É possível você manter meio salário à sua diarista, mesmo se ela não for trabalhar, ou pagá-la adiantado por algumas limpezas?

 

3. Fortaleça os pequenos negócios

80% das empresas no Brasil são pequenas e médias. Elas proporcionam a maior parte dos empregos no país, e estão extremamente vulneráveis durante a crise. Muitas possuem serviço de delivery ou e-commerce que continuam funcionando durante a quarentena. E se, de vez em quando, você encomendar comida daquele restaurante pequenininho que você ama? E se comprar um vale-presente daquela pequena marca que você namora? Mesmo se não gostar de nenhum produto específico neste momento, um vale-presente te dará a chance de obter esse crédito em produtos no futuro.

 

4. Organize campanhas de doação

"Poxa, eu quero doar mas não tenho dinheiro nenhum. O que eu faço?" A internet é um meio incrível de comunicação e difusão de informação. Você pode escolher uma instituição ou pessoa para ajudar e organizar uma campanha para angariar fundos. Divulgue para os seus amigos, familiares, conhecidos, colegas de trabalho, e peça para que eles também divulguem! Imagina conseguir 50 pessoas que doem apenas R$15 cada? Já seriam R$750 para ajudar alguém que precisa muito!

 

5. Encomende e mande entregar

como ajudar a quem precisa - entregas a ONGs

E se você encomendasse alimentos não-perecíveis nos mercados e itens de higiene, e pedisse para entregarem em uma ONG que apoia moradores de rua? Bastaria pesquisar na internet as instituições da sua região e entrar em contato para perguntar de quais itens precisam. Você poderia comprar pelo site do supermercado e agendar a entrega diretamente à ONG. Simples, não?

 

6. Promova pequenos empreendedores

como ajudar a quem precisa - marketing

O marketing boca-a-boca pode ser crucial no sucesso de uma empresa, especialmente as pequenas e microempresas. Selecione os que você mais gosta e poste nas suas redes sociais, pedindo para seus amigos e familiares curtirem e acompanharem esses empreendedores. Você pode ajudá-los a ganhar visibilidade e gerar mais vendas!

 

Curtiu as nossas dicas? Viu como ajudar pode ser mais fácil do que parece? E o mais legal é que elas valem para qualquer época do ano, mesmo quando o coronavírus passar!

Siga-nos no Facebook e Instagram para mais dicas de positividade, trabalho social e moda sustentável!




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.