Especialmente no verão, muitas mulheres escolhem calçar sapatos indianos, por serem bonitos e confortáveis. Também conhecida como khussa, jutti ou mojari, essa sapatilha tem origem no Sul da Ásia, que inclui Bangladesh, Índia e Paquistão, entre outros países. Originalmente, esse calçado era feito com couro de vaca, búfalo, cabra, ovelhas e outros animais. Ainda hoje é produzido de forma artesanal.
Neste artigo você saber mais sobre as características dos sapatos indianos e como e em quais ocasiões usar. Aproveite!
A melhor coisa dos khussas é que eles vêm em uma grande variedade de designs e estilos. Eles acompanham as tendências do mundo da moda e muitas vezes se tornam cobiçados objetos de desejo.
A principal característica do sapato indiano é a simplicidade do design aliada à elegância. Sua parte superior é feita de uma peça única de couro ou tecido, bordada ou embelezada por espelhos, conchas, latão, sinos, miçangas, pedraria e assim por diante. Você pode encontrá-lo em tons vibrantes como vermelho e dourado e também em cores mais suaves.
Parte dos sapatos indianos têm um bico em forma de M chamado de “panna”, geralmente com adornos ou coberto com desenho similar ao do resto do calçado. Outros modelos, chamados de “nagra”, têm um bico mais arredondado e uma decoração mais chamativa. Muitos designs são inspirados pela arquitetura, flora ou fauna do norte da Índia.
O khussa tem crescido como alternativa ao sapato bailarina, popular no mundo inteiro. Além disso, algumas grandes marcas ocidentais se inspiraram nele para fazer calçados semelhantes.
O sapato indiano evoca uma imagem urbana que pode fazer parte de vários looks diferentes, do jeans às roupas indianas tradicionais como dupatta, sari e punjabi.
Na Índia, esse tipo de sapato é usado em ocasiões especiais, como festas de casamento, enquanto as versões mais simples e com menos adornos são calçadas no dia a dia.
Aqui no Brasil, a lógica é a mesma: um modelo sofisticado, com pedraria, pode substituir o salto num look noturno. Já uma sapatilha de design mais simples e cores mais suaves pode ser usada no trabalho ou na faculdade.
Algumas possibilidades:
para passeio durante o dia: com macacão, camiseta de algodão e óculos escuros de armação combinando com a cor da sapatilha;
no trabalho: com calça e blusa escuras, contrastando com o calçado;
à noite: com vestido colorido e bolsa a tiracolo com detalhes que combinem com o sapato;
em qualquer lugar: com jeans skinny, que alonga a silhueta e deixa o calçado em evidência;
com saia: para um visual mais feminino, romântico e confortável. No inverno, é só usar saia de couro e meia-calça;
com shorts: e complementando com um blazer para um look mais elegante mas ainda despojado.
Sapatos indianos ajudam a dar personalidade e estilo ao visual. São bonitos, confortáveis, e cada par combina com uma grande variedade de looks. É um ótimo coringa para ter no armário.
Gostou destas dicas? Então confira nossas opções em sapatilhas e escolha a sua!
COMO posso comprar estes sapatos?
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Leticia Sales
Autor