Receitas Indianas – Poha ou Lemon Rice

por Leticia Sales março 24, 2020 1 Comentário

receitas indianas - poha

Em tempos de quarentena e coronavírus, que tal usar seu tempo para trazer o mundo até sua casa? Ao tentar cozinhar receitas de diferentes países, você não apenas aprende algo novo, como também sente o gostinho de diferentes lugares. E, como não poderia deixar de ser, trazemos a você uma receita indiana muito comum – poha! A pronúncia é porra mesmo! O consulado indiano em São Paulo trocou o nome da receita no Brasil para lemon rice, talvez por razões óbvias rs. 

Apesar do nome sugestivamente obsceno (risos), é uma receita fácil e gostosa de fazer. Poha é uma receita indiana típica de café-da-manhã, à base de flocos de arroz achatados, cúrcuma e vegetais. Os flocos de arroz plano ou achatados não são tao comuns no Brasil, mas podem ser encomendados online em sites como a Zona do Cerealista, Emporio Santo Antonio ou Mercado Livre.  É importante não confundir com os flocos de arroz redondinhos, usados em confeitos, e não compre os que já tem cacau adicionados. São coisas totalmente diferentes!

 

INGREDIENTES:

Para essa receita, você vai precisar de:

-1 tomate pequeno picado

-1 cebola roxa pequena picada

-2 xícaras de flocos de arroz achatados

-Ervilhas a gosto

-Sementes de mostarda

-Sal

-Cúrcuma em pó

-Amendoim

-Pimenta chilli em pó

-Coentro, folhas de curry e pimenta verde (opcionais)

-Limão

Como eu estava sozinha, fiz meia receita. Entao, quando você for preparar, pode notar uma diferença nas quantidades em relação às das fotos postadas aqui.

 

COMO PREPARAR:

flocos de arroz para fazer poha
Primeiro, coloque os flocos de arroz achatados em uma peneira ou escorredor.
 
lavando flocos de arroz
Lave em água corrente, até que o arroz achatado amoleça. O ponto certo é quando você pega um dos flocos e amassa com os dedos. Se ele se desfizer facilmente, está no ponto.
 
receita indiana - poha
Coloque em um recipiente, adicione sal e cúrcuma a gosto. Misture e reserve.
 receitas indianas - poha - tostando amendoim
Em uma frigideira ou panela, coloque os amendoins sem casca e toste eles sem óleo. Quando estiverem dourados, retire e reserve.
receitas indianas - poha - fritando sementes de mostarda
Aqueça óleo em uma panela e adicione as sementes de mostarda. Frite por alguns minutos.
 
receitas indianas - poha - fritando cebola
Adicione a cebola picada e refogue até ficar translúcida. Após esse passo, é onde você adicionaria as folhas de curry ou pimenta verde picada, caso desejasse.
 
receitas indianas - poha - acrescentando amendoim
Adicione o amendoim torrado e mexa por meio minuto.
 
receitas indianas - poha
Acrescente os flocos de arroz e misture. Nessa passo é onde adicionei a pimenta chilli em pó, já que não coloquei a pimenta verde anteriormente. Como meu paladar já está acostumado ao nível de pimenta indiano, não mencionarei a quantidade de pimenta. Coloque aos poucos, experimente e sinta quando estiver bom para você, e também pode adicionar mais sal, caso necessite.
 
 receitas indianas - poha
Cubra a panela com uma tampa e deixe no fogo baixo de 2 a 3 minutos. Na metade do tempo, tire a tampa e mexa um pouco a poha.
 
receitas indianas - poha
Adicione as ervilhas, misture e cubra de novo por mais alguns minutos.
 
receitas indianas - poha
Desligue o fogo. Esprema meio limão em cima. Adicione o tomate picado fresco. O tomate fresco cru dá a textura molhadinha e quebra o sabor seco do arroz. Mexa, e acrescente folhas de coentro se desejar.
 receitas indianas - poha
Sirva em um prato. Aqui na Índia é comum as pessoas colocarem em cima esse salgadinho chamado bhujia. Ele é crocante e durinho, e contrasta com a maciez do arroz. A culinária indiana é repleta de texturas e sabores que se complementam, e visam estimular todos os seus sentidos. Não tem problema comer sem a bhujia, fica delicioso do mesmo jeito.
Gostaram da receita? Caso tenham preparado, nos conte aqui nos comentários com ficou!



Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



1 Resposta

Márcia Lúcia Silva De Azevêdo
Márcia Lúcia Silva De Azevêdo

setembro 03, 2020

Vi uma receita no Insta e vim no Google ver o que era poha amei a explicação e a receita vcs sao demais. Bjs

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.