Cultura da Índia: 4 aspectos que você precisa conhecer

por Leticia Sales abril 02, 2019

Cultura da Índia: 4 aspectos que você precisa conhecer

A cultura da Índia é rica, e muitos dos seus aspectos foram ganhando espaço entre culturas do mundo inteiro. Com uma história que iniciou-se em 3.300 a.C., quando começaram a surgir as primeiras civilizações do que viria a se tornar o segundo país mais populoso do mundo.

E não é só pela quantidade de habitantes que a Índia surpreende. Em mais de 5.500 anos de história desenvolveram-se fatores únicos, entre os mais conhecidos, suas tradições milenares, como religiões e costumes. Durante esse período, o país passou por inúmeras transformações, iniciando-se com o estabelecimento de tribos nômades e, posteriormente, com as dinastias.

Todo o conhecimento e riquezas culturais abundantes não surgiram de um dia para o outro, e a pluralidade cultural indiana foi construída ao longo dos milênios. Confira alguns aspectos da Índia que você precisa conhecer!

1. O trânsito caótico da Índia

Todos já viram ao menos uma imagem da loucura que é o trânsito na Índia. Nas ruas circulam carros, motos, bicicletas e pedestres sem se preocuparem com regras de trânsito, já que elas praticamente não existem. Apesar das placas de sinalização, semáforos e faixas de pedestres, o caos prevalece.

O que os indianos mais utilizam para sinalizar o outro condutor não é a seta ou as regras que todos deveriam saber antes de sair nas ruas com um veículo. É a buzina que estabelece a comunicação entre os motoristas, o que evita acidentes e deixa o trânsito ainda mais caótico.

2. A diversidade religiosa

Com quase 1,4 bilhão de habitantes, cerca de 80% da população segue o hinduísmo surgido em 1.500 a.C. e seus mais de 330 milhões de deuses, em que se destacam os três principais: Brahma, Vishnu e Shiva. Mas apesar de ser a religião predominante, há outras religiões praticadas na Índia, divididas entre os outros 20% da população, pois a religiosidade é muito forte no país.

  • 14,2% segue o islamismo;

  • 2,3%, o cristianismo;

  • 1,7%, o sikhismo;

  • 0,7% é budista;

  • 0,4% é jainista, e 0,9 segue outras religiões.

3. As vestimentas na cultura da Índia

O colorido das roupas indianas e o uso de acessórios são grandes destaques. Vestimentas com muitos detalhes, brilhos, bordados e rendas são comuns no vestuário feminino, já que as mulheres estão sempre produzidas para seus maridos.

sari é uma vestimenta tradicional e, dependendo da forma em que é enrolada no corpo, pode significar que a mulher é casada. As mulheres usam salwar kameez (calça folgada e túnica longa) e dupatta. Pulseiras, anéis, tornozeleiras, colares e outros acessórios também são muito utilizados pelas indianas.

Entre as roupas tradicionais masculinas estão o uso de dhoti (pano enrolado como uma espécie de saia), sherwani (casaco longo) e turbante. As roupas indianas são muito ligadas às tradições religiosas e por isso variam muito de acordo com a religião, estado e até casta.

4. Os hábitos alimentares

No hinduísmo, acredita-se que os animais são sagrados. Por isso, cerca de 30% dos hindus são vegetarianos, cerca de 420 milhões de pessoas. Isso significa que em toda grande rede de fast food, como Subway, Mc Donalds e Burger King, há diversas opções vegetarianas no cardápio, e as cozinhas são separadas.

Nos mercados, todos os produtos alimentícios contém uma marca informando se aquele item é vegetariano ou não, muitos restaurantes são exclusivamente vegetarianos, e os cardápios possuem muitas opções. Vale lembrar que ovo é considerado "não-vegetariano" na Índia, então bolos, pães e etc assinalados como vegetarianos, não levam ovo na receita, apenas leite.

Outro fator comum no país é o jejum, que pode ser completo (quando não se consome absolutamente nada) ou parcial (em que é permitido somente o consumo de alguns tipos de alimentos).

Os talheres e pratos são dispensáveis para os indianos. Eles comem com a mão direita e na comida de rua utilizam até mesmo um pedaço de jornal para colocar os alimentos, apesar de nas casas utilizarem pratos normalmente. Mas ao falar de comida, a Índia se destaca pelos seus temperos, principalmente as especiarias, e muita, mas muita pimenta. E, claro, muito sabor também.

Em cada região do país a alimentação muda, em alguns lugares são mais picantes, enquanto em outros os pratos adocidados são a preferência.

A grande pluralidade da cultura da Índia atrai turistas de todas as partes do mundo, e cada cantinho do país tem suas belezas e particularidades, em que somente com uma ida ao país é possível conhecer!

Saiba mais sobre a Índia com o guia completo para planejar sua viagem!




Leticia Sales
Leticia Sales

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.